TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEMEC

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA – DEMEC

[1]Diogo Benevenuti Machado

[2]Jhonatan Silva Bianchini

[3]Luís Filipe Rodrigues zeferino

[4]Lucas Henrique Costa

[5]Tiago Andre Ferreira da Silva

[6]Vinícius Santos Oliveira

Seminário 6: Ètica profissional, propriedade intelectual e Inovação

São João Del-Rei, 2019

Diogo Benevenuti Machado

Jhonatan Silva Bianchini

Luís Filipe Rodrigues zeferino

Lucas Henrique Costa

Tiago Andre Ferreira da Silva

Vinícius Santos Oliveira

Seminário 6: Ètica profissional, propriedade intelectual e Inovação  

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina seminário 6, no Curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de São João Del-Rei.

Prof. Romana Toussaint

São João del-Rei, 2019

SUMÀRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        DESENVOLVIMENTO        1

3.        CASE        2

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        3

5.        Referencias        4

        


  1. INTRODUÇÃO

Segundo o filósofo Marx, o homem é um ser social por natureza, ou seja, para sua sobrevivência anseia por laços de coletividade para a vivência individual. Durante a evolução humana as atividades dos indivíduos por meio da batalha da sobrevivência foram responsáveis pela criação de diversas culturas, sendo essas uma interpretação da visão de mundo vivida pelo grupo. 

Diante de tal fato, a sociedade se organizou de forma que cada cultura construiu sua determinada forma de organização, possuindo suas ideias, valores, normas, padrões de comportamentos, morais e éticas. Assim o indivíduo que nasce em determinada cultura é influenciado pela mesma a produzir sua formação moral.

Como um grupo de indivíduos é feito por diversas compreensões foi necessário a criação de um pensamento coletivo através das vivências históricas para definir o certo ou o errado. Com isso, nasce a ética na sociedade de origem grega ethos que significa hábitos ou costumes. Dessa forma, faz se o papel da ética um conjunto de regras, princípios e de maneiras de pensar sendo necessária para guiar as condutas humanas. Sabendo que as empresas formam pequenas culturas é necessário compreender como tais se comportam na sociedade e como elas desempenham um papel para guiar as relações humanas. 

  1. DESENVOLVIMENTO

Com o objetivo de elucidar as questões sobre o comportamento ético profissional e o empresarial o estudo apresentará uma abordagem sistêmica de como a ética está presente no mundo corporativo e de que forma ela é primordial para afetar as relações pessoais. Como objetivos específicos, vamos entender qual é o limite entre a ética profissional e a ética empresarial, ou até que ponto o certo ou o errado devem agir para as decisões e alcançar uma ascensão social. Além disso, devemos entender como o comportamento tecnológico e a inovação em crescente demanda se esbarra nos pensamentos éticos da sociedade. 

Diante da globalização e da crescente demanda cultural as empresas desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento social. Assim as mesmas mantiveram bases em diferentes culturas formadas por indivíduos diferentes. Através disso devemos entender que elas se organizam sendo capaz de criarem certos padrões éticos, uma vez que as tomadas de decisões influenciam no comportamento humano. Dessa forma, devemos entender como a ética se encaixa no mundo corporativo, até onde o comportamento ético é válido para se ter lucro.

Por exemplo, mostra se o caso da tragédia do voo espacial Challenger em que os engenheiros afirmaram que o lançamento poderia ocorrer falhas mecânicas colocando assim vidas em riscos, e assim pela displicência dos diretores a tragédia ocorreu. Devemos questionar como este exemplo afeta o comportamento ético nas tomadas decisões. 

Os processos das três revoluções industriais são fatores importantes a serem analisados, pois seus contextos mostraram como o processo de mudança revolucionam o comportamento ético-social, mas é a partir da revolução da indústria eletro- eletrônica que  permitiu o surgimento da informática, da engenharia genética e de vários segmentos da biotecnologia que a ética se fez mais presente.

Em tal contexto, o uso da tecnologia estava ligado ao caráter científico que tinha como finalidade desenvolver objetos capazes de melhorar a vida social. Entretanto, houve um redirecionamento da ciência e da técnica. Foi então que as forças cegas do mercado, os ditames da política e as coações da razão de Estado (de fins bélicos inclusive) se interpuseram e se impuseram sobre os fins e os ideais das tecno-ciências. Foi então que houve o sacrifício da curiosidade intelectual e da liberdade de pensar do cientista quando elas chegaram ao mercado sendo influenciado pelo comportamento corporativo dos negócios. 

Consoante aos fatos apresentados, pode se concluir que o profissional deve se guiar por preceitos éticos para conduzir o sucesso na carreira, respeitando os códigos profissionais impostos por cada profissão para guiá-los como responsáveis pela decisão profissional. Outro fator importante observado pelo estudo do caso é de salientar a atenção que as empresas necessitam ter sobre a criação de políticas de códigos de condutas, uma vez que estas formam pequenas culturas e necessitam ser guiadas por um pensamento coletivo para as suas tomadas de decisões. Dessa forma, o comportamento ético profissional é de suma importância para a estruturação da sociedade presente sendo capaz de moldar o pensamento corporativo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (992.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com