TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

Por:   •  8/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

GNE127–SANEAMENTO I

Relatório referente à aula pratica de Jar test.

LAVRAS/MG

1. Introdução

        A água é o elemento mais abundante do Planeta Terra ocupando mais de 75% de sua superfície. É o principal constituinte inorgânico na matéria viva chegando a integrar aproximadamente dois terços do corpo humano e até 98% em certas espécies aquáticas, frutas, verduras e legumes (LIBÂNIO, 2010).

        A quantidade e a qualidade das águas estão diretamente ligadas às atividades antrópicas. Estima-se que 70 % é usada na agricultura, 10% no consumo doméstico e 20% para as indústrias (REBOUÇAS, 2001.). Destas águas as que não foram consumidase retornam aos corpos d’água em geral estão poluídas por sólidos, matéria orgânica, graxas e óleos, nutrientes, metais pesados e outras impurezas.

        Verificar a potabilidade significa analisá-la e garantir que os padrões de qualidade estabelecidos pela portaria 2914/2011 do ministério da saúde sejam atendidos de forma que está água seja segura para a ingestão humana e não traga nenhum risco à saúde do consumidor. Os padrões de potabilidade fazem menções às características físicas das águas naturais que traduzem os diversos processos que ocorrem no corpo hídrico.

A água precisa apresentar condições de ser usada sem causar danos a saúde e para que isso aconteça existe um método chamado de Teste de Jarros – (Jartest), é um procedimento utilizado para a determinação das dosagens ótimas dos coagulantes a serem empregadosnas estações de tratamento de água (ETAs).

Em vista disso, objetivou-se simular em laboratório os processos de coagulação, floculação e sedimentação visando a determinação da melhor dosagem de coagulante, por meio da quantificação da turbidez das amostras.

2. Metodologia

        O experimento foi realizado no laboratório do departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras.

Primeiramente reservou-se nos jarros para realização do Jartest, 6 amostras de 1,5 litros de uma água bruta, na qual possui 107 UNT de turbidez. Em seguida, iniciou-se a agitação das amostras em 120 rpm, e em cada amostra foi adicionado uma determinada concentração (0, 30, 60, 100, 500 e 1000 mg/L) de coagulante (cloreto de ferro) para realização da mistura rápida durante um período de 2 minutos.

Após o termino do tempo de dispersão do coagulante, diminuiu-se a rotação do agitador mecânico para 40 rpm, durante 30 minutos, para logo após desligar o equipamento, realizando de tal forma a chamada mistura lenta para formação dos flocos que irão sedimentar.

Feito isso, aguardou-se um período de 1 hora para posterior coleta da água clarificada das amostrase medir sua turbidez, tomando cuidado para não revolver os sólidos sedimentados.

Realizado o experimento, os dados foram anotados para subsequente tabulação e execução da curva, concentração x turbidez, obtendo assim a eficiência de remoção da turbidez em função da dosagemde coagulante.

3. Resultados e discussão

        

Quadro 1 Parâmetros dos jarros

Jarro

Concentração (mg/L)

Turbidez (UNT)

Eficiência (%)

1

0

63

41,12

2

30

12

88,79

3

60

7

93,46

4

100

5

95,33

5

500

27

74,77

6

1000

46

57,01

Turbidez da água bruta: 107UNT

Gráfico 1 Turbidez e eficiência em função da concentração de coagulante

[pic 1]

Por meio da equação de regressão da curva de eficiência versus concentração pode-se determinar o ponto máximo da curva, com auxílio da equação 1, e consequentemente obter a quantidade de coagulante que resulta na maior eficiência sendo seu valor de 371,9 mg/l de Fe2CL3 resultando em uma eficiência de 86,2 %.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com