TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP: PESQUISA SABÃO ECOLÓGICO

Por:   •  11/11/2018  •  Artigo  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP: PESQUISA SABÃO ECOLÓGICO

 

Rodrigo de Jesus Melo; Rodrigo.melo584@gmail.com *

Paulo Victor Silveira Mello; Paulo.victormello1994@gmail.com.    

Juliano Morais de Brito; julianobrito1@hotmail.com.

Fábio Fontebaixa de Castro; fabio_caastro@hotmail.com.

Mauro José dos Santos Junior; maurosantos3214@gmail.com  

 

 

 

 

SOROCABA, 2018 

RESUMO

Com uma sociedade consumista e o crescimento exponencial da industrialização e da população, a preocupação com os impactos socioambientais vem se tornando grandes desafios para toda a politica ambiental que visa à redução dos efeitos que causem reduções nas poluições. Um dos fatores de impacto é o descarte inadequado do óleo vegetal de cozinha, causando entupimentos nas redes de esgotos, alterações na impermeabilidade do solo com a má infiltração de água, alteração em toda a vegetação, contaminação dos lençóis freáticos, tudo isso em grandes volumes de óleos descartados, causando gastos na descontaminação e prejuízos à sociedade, fauna e flora local. Entretanto, a reciclagem podem viabilizar ganhos significativos no quesito de minimizar as intercorrências sociais e ambientais, todo e qualquer produto oriundos de meios sustentáveis são de muita valia, desta forma toda empresa que se preocupa com o meio ambiente deve ser enaltecidas. Assim, objetivamos investigar a situação real, especificamente na fabricação de sabão ecológico, na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. A pesquisa baseou-se em artigos científicos, por meio da internet e livros referentes ao tema, bem como, realizou-se uma entrevista utilizando um roteiro estruturado com membros da ONG COESO juntamente ao instituto IESA que esta realiza o trabalho de coleta de óleos usados na cidade de Sorocaba desde 2007, contando com doações de empresas e pessoas que possam colaborar, revertendo em fabricação de sabões ecológicos, a mesma realiza grande papel no quesito ambiental e social, pois atende diversas crianças com os recursos gerados da fabricação de sabão ecológico. A escala de incentivos e métodos para reciclagem comparando a diversas cidades no Brasil é pouco, pois a necessidade é de enaltecer e incentivar o quesito de reciclagem e os impactos ambientais causados.

        Palavras-chave: Óleo vegetal usado. Reciclagem. Impactos socioambientais. Fabricação de Sabão.

ABSTRACT

With a significant society and the exponential growth of industrialization and population, a problem with socio-environmental development is the great challenge for any environmental policy aimed at reducing the effects on public policies. One of the main impact factors is the cleaning of cooking vegetable oil, inflation in sewage networks, changes in soil impermeability with maximum infiltration of water, change in all vegetation, contamination of groundwater, all of this in large volumes. of oils, expenses, decontamination and losses of society, local fauna and flora. However, an exchange can make gains possible without being necessary as social and environmental intercurrences, any and all product from sustainable means and of great value, that is, any company that cares about the environment should be praised. Thus, we aim to investigate a real situation, in the manufacture of ecological soap, in the city of Sorocaba, state of São Paulo. A research was based on scientific articles, through the internet and books with the theme, as well as, a lesson was done using a structured script with the members of the NGO COESO next to the institute IESA that this performs the work of data collection used in the city of Sorocaba since 2007, counting on donations of companies and people who do not collaborate, reverting in the manufacture of ecological soaps, it performs a great non-environmental and social role, since it serves several children with the resources generated from the taking of ecological soap. The scale of incentives and methods for recycling a variety of cities in Brazil is a package of incentives and methods for recycling and environmental impact.

Keywords: Used vegetable oil. Recycling. Social and environmental impacts. Manufacture of soap

INTRODUÇÃO

        

A preocupação com o meio ambiente e a utilização diária de óleos vegetais, produz danos diretamente ao homem que por sua vez é o causador. Descartado pelo ralo da pia, provoca entupimentos das tubulações nas redes de esgoto, aumentando os seus custos em até 45% do tratamento (FELIZARDO, 2003). Por ser menos denso que a agua, o óleo forma uma película sobre a mesma que resulta a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem nas redes coletoras (LOPES; BALDIN, 2009).

Com a contaminação das águas, o óleo impermeabiliza os leitos dos rios, ocasionando enchentes (FELIZARDO, 2003). A remoção dos resíduos é necessária à utilização de itens químicos tóxicos que agrava ainda mais a situação.

Outro problema decorrente do descarte inapropriado do óleo de cozinha é o entupimento das tubulações de esgoto das casas. Quando descartado nas pias das cozinhas ou no banheiro, o óleo pode danificar o sistema hidráulico das casas, porque além de ser uma substância insolúvel em água, quando passa pelo processo de fritura, por exemplo, libera outros compostos que conseguem ficar preso à parede do cano, o que leva ao entupimento. Esse problema geralmente é solucionado pelo uso de compostos químicos pesados, como soda caustica, que além de, às vezes, não solucionar o problema, pode gerar danos ambientais graves (UFSCar, 2017).

Em detrimento a toda situação agravante de descartes indevidos, surgiu à necessidade como bem comum o trabalho de ONGs como a instituição IESA que favorece de pequena escala, mas de grande impacto benéfico à sociedade. Responsável por coletar e a partir dos óleos vegetais fabricarem sabões ecológicos, com recursos próprios e de doações a mesma mantem creches e o salario dos funcionários.

                

                

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Com as constantes mudanças climáticas ocorridas atualmente no planeta, e os recursos naturais cada vez mais sendo escassos toda e qualquer atividade em prol a sustentabilidade é muito válido, desta  forma o foco desta pesquisa está voltado na reciclagem de óleo vegetal e seus benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (183.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com