TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINA DE COMPOSTAGEM

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 3

USINA DE COMPOSTAGEM

A compostagem  é um aperfeiçoamento de técnica agrícola utilizada desde a antiguidade para a produção de composto orgânico.Processada , geralmente, em Usinas de Triagem e Compostagem de Lixo, onde inicialmente há a separação de materiais  prejudiciais ao processo (madeira, trapos, pneus) e recicláveis (latas, plásticos, vidros). O grau de  sofisticação do processo depende, principalmente, da quantidade de lixo processado, função da população atendida.

 

O processo pode ser dividido em duas partes:

  • Compostagem natural - processo se dá por pilhas aeradas, reviradas periodicamente;
  • Compostagem acelerada -  fase chamada termófila  com insuflação de ar mecânica , acelerando o processo e com revolvimento mecânico.

Cidades com até 60 mil habitantes podem  fazer a descarga em moegas alimentando esteira de catação  separando-se os materiais recicláveis. A fração orgânica remanescente sofre compostagem natural em um pátio.

[pic 1]

Ao final o material é peneirado, separando-se os rejeitos do composto

Para populações entre 50 e 100 mil hab. a principal modificação encontra-se na recepção do lixo, que fica mecanizado.

Em cidades com mais de 300 mil hab., recomenda-se processo de compostagem acelerada onde a fase termófila dá-se em tambores giratórios ou em leiras com ar insuflado.

  • VANTAGENS DO PROCESSO – menor exigência na área, diminuição das áreas de aterro,  disposição de aterros com materiais menos agressivos ao meio ambiente, reciclagem de materiais, geração de empregos – substituição de catadores ( trabalho insalubre) por empregados formais com condições e regime de trabalho adequados.
  • DESVANTAGENS DO PROCESSO – demanda intermitente, sendo necessário previsão de áreas de estocagem do composto

INCINERAÇÃO

[pic 2]

Nesse processo realizado em usinas, o lixo é reduzido a cinzas e gases decorrentes de sua combustão.. Por meio de controle e instrumentação a combustão pode ser otimizada, de maneira a diminuir a quantidade de matéria apenas parcialmente oxidada, reduzindo o inconveniente da disposição de resíduos sólidos restantes (cinzas) e das emissões gasosas e de

fuligem. As cinzas assim obtidas, em volume reduzido e mineralizadas, podem ser dispostas, sem inconvenientes, em áreas de dimensões reduzidas.

As emissões gasosas podem, também ser lançadas à atmosfera sem maiores inconvenientes ambientais (de contaminação, de partículas poluentes, ou de poluição visual).

É importante saber a composição da carga alimentada ao incinerador pois suas características podem determinar condições de operação ou mesmo inviabiliza-la. Materiais excessivamente úmidos acarretarão gasto excessivo de energia devido à necessidade de secagem da carga.

Materiais compostos ou que contenham cloro, como plásticos tipo PVC, podem,dependendo da condição da queima,  provocar a formação de furanos e dioxinas, compostos altamente tóxicos e cancerígenos.Para evitar esse problema, deve-se, entre outros cuidados, processar a queima a temperaturas superiores a 900ºC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (752.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com