TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE PARAISÓPOLIS/MG

Por:   •  13/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 8

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – IFSULDEMINAS - MUZAMBINHO

CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

ESTUDO DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE PARAISÓPOLIS/MG

 

                                        Equipe/Turma

1- Flavio Henrique Cortez Silva

2- Ana Paula Trindade Souza

ITAJUBÁ

JULHO /2017

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO        3

2-SITUAÇÃO PROBLEMA        4

3-OBJETIVOS E HIPÓTESE        5

3.1-Objetivo geral        5

3.2-Objetivos específicos        5

3.3-Hipótese        5

4-JUSTIFICATIVA        5

5-REVISÃO TEÓRICA        6

6-MATERIAIS E MÉTODOS        7

7-CRONOGRAMA        9

8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

Anexos        11



1-INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que, embora, possam não apresentar utilidade para a atividade a qual foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Como exemplos temos aqueles gerados nas residências que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.

Até algum tempo atrás (e em alguns lugares ainda encontra essa definição), os resíduos eram definidos como algo que não apresenta utilidade e nem valor comercial. No entanto, este conceito mudou. Atualmente a maior parte desses materiais pode ser aproveitada para algum outro fim, seja de forma direta, como, por exemplo, as aparas de embalagens laminadas descartadas pelas indústrias e utilizadas para confecção de placas e compensados, ou de forma indireta, por exemplo, como combustível para geração de energia que é usada em diversos processos.

Para os processos industriais os resíduos são definidos como “matéria-prima e insumos não convertidos em produto”, logo sua geração significa perda de lucro para a indústria e, por isso, tecnologias e processos que visem à diminuição dessas perdas ou reaproveitamento dos resíduos são cada vez mais visados.

O objetivo deste trabalho é compreender o processo de triagem e compostagem de da usina do município de Paraisópolis, Minas Gerais. Depois de compreender o processo, será feito análises sobre o comportamento da população frente ao descarte do lixo que é enviado para a usina.

2-SITUAÇÃO PROBLEMA

         Devido ao grande crescimento das cidades e ao crescimento tecnológico pode-se dizer que o descarte de resíduos sólidos é um grande problema para os órgãos administrativos municipais. A destinação errada dos resíduos pode causar danos irreparáveis à população e ao meio ambiente. A reciclagem é a principal alternativa para controlar o descarte errado dos resíduos sólidos, e uma usina de triagem e compostagem é um excelente auxilio para que os processos de reciclagem recebam os resíduos de forma correta e eficaz. No município de Paraisópolis a usina de triagem e compostagem têm como principal objetivo reduzir a quantidade de resíduos sólidos destinados a aterros sanitários com isso se tem uma melhor destinação dos resíduos para a reciclagem. Sabemos que os resíduos não são previamente tratados pela população e assim trazendo dificuldades para os colaboradores da usina.

 Com isso vamos estudar o processo de triagem da usina e         a partir dos estudos e observações feitas nos locais de trabalho, vai ser possível verificar melhorias a serem feitas tanto no processo industrial quanto principalmente na mentalidade da população do município que fornece os resíduos para a usina.

3-OBJETIVOS E HIPÓTESE

3.1-Objetivo geral

Compreender o processo de triagem e compostagem de uma usina no município de Paraisópolis, Minas Gerais. Além de direcionar a população do município para o melhor aproveitamento dos descartes de lixo.

3.2-Objetivos específicos

  • Identificar a importância da população no processo de separação e recolhimento do lixo.
  • Descrever as melhorias no sistema de limpeza urbana que a população terá.
  • Explicar os benefícios ambientais para a população, pois buscam a destinação final ambientalmente correta para os rejeitos, evitando o descarte dos mesmos nas áreas erradas.

3.3-Hipótese

Dentre o observado na usina de triagem a compostagem podemos ver que a um grande problema dos resíduos vindo da cidade de Paraisópolis. Os resíduos não são previamente separados pela população causando dificuldades e atrasos para os colaboradores, sem contar no fato de descartes errados de resíduos que são destinados a usina de forma errônea.

4- Porque realizar o projeto?

          Com implantação popularizada no Brasil nos anos 90, as Usinas de Triagem e Compostagem (UTC) têm sido consideradas uma opção para a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, especialmente em municípios de pequeno porte. No entanto, o fator da coleta seletiva e ênfase em relação à usina, não possui a devida relevância que deveria ter no município de Paraisópolis.

O objetivo do presente trabalho é realizar uma análise crítica da realidade do trabalho na UTC de Paraisópolis e a coleta seletiva realizada na cidade. Percebe-se que na UTC de Paraisópolis há um desleixo com que o trabalho deveria apresentar para corresponder às motivações intrínsecas e extrínsecas dos resultados, começando desde coleta seletiva, contribuindo negativamente para o que deveria resultar em grandes melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (544.5 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com