TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGÃOS DO SISTEMA DIGESTIVO – CAVIDADE BUCAL

Por:   •  27/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

1. MÚSCULOS ABDOMINAIS

O abdome forma a porção média do tronco, situado entre o tórax e a pelve. Na parte externa, o abdome apresenta um conjunto de músculos, que servem para garantir a proteção dos órgãos internos contra choques mecânicos. Os órgãos abdominais são: estômago, intestino delgado, intestino grosso com ceco e apêndice, fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins e ureteres, baço.

Os músculos abdominais revestem as paredes laterais, anterior e posterior do abdome, e têm por função a proteção visceral, mantendo-as em sua posição, dentro da cavidade abdominal, expiração, além de colaborar com os músculos do dorso nos movimentos do tronco e na manutenção da postura ereta. Os músculos da parede abdominal são divididos em: músculo piramidal; músculo oblíquo externo; músculo oblíquo interno; músculo transverso abdominal.

O músculo reto do abdome, que participa dos movimentos respiratórios e dos esforços expulsivos, como tosse, espirros e defecação. Este músculo começa na pélvis e se estende ao longo de todo o abdômen. O quadrado lombar marca a linha da cintura e tem como funções a flexão lateral da coluna e o abaixamento da última costela, na respiração.

2. ORGÃOS DO SISTEMA DIGESTIVO – CAVIDADE BUCAL

O sistema digestório é formado por um conjunto de órgãos cuja função é transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.

A cavidade bucal, conhecida também como boca, é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. O seu interior é forrado por uma delicada mucosa de cor avermelhada e sempre lubrificada pela saliva, compreende diversas estruturas que a delimitam e permitem que efetue as suas diversas funções. A boca é formada pelos dentes, língua, gengiva, palato (céu da boca), bochecha e lábios.

O palato forma o teto da cavidade oral (“céu da boca”) e separa as cavidades oral e nasal. O palato é dividido em duas partes, a parte óssea anterior ("palato duro") e a parte mole posterior ("palato mole" ou "véu palatino").

A língua é um órgão muscular, que participa na deglutição, do paladar e da fala. Graças à sua mobilidade, é ela auxiliar precioso da mastigação. Sua sensibilidade especial lhe permite perceber sabores e, muitas vezes, o estado dos alimentos.

O dente é uma estrutura dura, saliente, esbranquiçada e implantada nos alvéolos dos maxilares, composta por polpa, dentina e esmalte, e é usado para cortar, prender e triturar alimentos, preparando-os para serem deglutidos.

3. ORGÃOS DIGESTIVOS - CAVIDADE ABDOMINAL

A cavidade abdominal é a parte do tronco compreendida entre o tórax e a parte inferior da pélvis e, no seu interior, estão localizados grande parte dos órgãos do aparelho digestivo, bem como do aparelho urinário e reprodutor.

A cavidade abdominal é ocupada pelo peritônio e vísceras abdominais. Na superfície desta cavidade encontramos os músculos da parede abdominal, que protegem essa mesma zona. Os órgãos dentro da cavidade abdominal são: vesícula biliar; pirâmides renais; pâncreas; glândulas suprarrenais; ceco.

. A vesícula biliar é um órgão forma de pera que armazena até 50 ml de bile, não sendo responsável por sua produção. A bile é um líquido produzido pelo fígado, ajudando na digestão de lipídios no intestino delgado, contém colesterol “bom”, sais biliares, água, e outras coisas.

As pirâmides renais são estruturas que possuem formato de cone, com voltada para o córtex, e seu ápice chamado papila renal, aponta para o hilo do rim; a maior parte da massa das pirâmides é nefros, que filtram o sangue e cria a urina.

O pâncreas é uma glândula produtora de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas, e está localizada atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, e secreta suco pancreático e produz hormônios como insulina e glucagon.

As glândulas suprarrenais são glândulas endócrinas que estão localizadas acima dos rins, são muito importantes para o corpo humano, pois fabricam hormônios essenciais para o seu funcionamento, como por exemplo, a adrenalina e noradrenalina.

O ceco é a primeira parte do intestino grosso, que recebe o conteúdo do intestino delgado, e é responsável pela absorção final dos nutrientes e da compactação de resíduos líquidos em resíduos sólidos; no final do ceco situa-se o apêndice.

4. INTESTINO DELGADO

O intestino delgado é uma parte do tubo digestivo que começa no estômago e vai até o intestino grosso. Sua principal função é absorver os nutrientes necessários para o corpo humano. Ele se divide em três partes: duodeno, tem um formato de letra “C” e é onde o suco pancreático e o suco biliar agem, transformando a quimo em quilo; jejuno, parte do intestino onde há a absorção dos nutrientes; Íleo, que dá continuidade à absorção dos nutrientes.

O interior do intestino delgado é revestido de vilosidades intestinais que absorvem as substâncias digeridas. O duodeno recebe o quimo e é transformado em quilo, produto final da digestão. As vilosidades intestinais, então, absorvem os nutrientes úteis ao organismo e as substâncias residuais do processo digestivo passam para o intestino grosso, de onde são expulsas sob a forma de fezes.

5. INTESTINO GROSSO

O intestino grosso é um órgão onde ocorre a absorção da água e de alguns nutrientes que o intestino delgado não assimilou, sendo a parte final da digestão. Nele se acumulam os resíduos do processo digestivo em forma de fezes. É composto por três partes: o ceco, o cólon e o reto. O intestino grosso possui uma rica flora bacteriana que auxilia na dissolução de restos alimentícios que não podem ser digeridos pelo organismo.

No intestino grosso ficam armazenados os alimentos não digeríveis pelo organismo e as fezes a serem evacuadas. A absorção da água é responsável pela consistência das fezes, quando há falhas neste processo ocorre à falta de consistência fecal que é conhecida como diarreia.

6. BAÇO

O baço é um pequeno órgão cor roxa, formato oval, e é do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal à esquerda do estômago e acima do rim esquerdo. Basicamente, o baço funciona como um filtro e um reservatório de sangue.

No feto, a função principal deste órgão é a fabricação de hemácias e leucócitos (glóbulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com