TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia organização e cavidades do corpo humano

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  4.301 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE PRINCESA DO OESTE

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DANNILO DIAS SOARES

ORGANIZAÇÃO E CAVIDADES DO CORPO HUMANO

CRATEÚS

2017


DANNILO DIAS SOARES

ORGANIZAÇÃO E CAVIDADES DO CORPO HUMANO

Trabalho exposto ao Curso de

Graduação de Enfermagem da

Faculdade Princesa do Oeste –

FPO, para retratar o tema ligado a

Organização e Cavidades do Corpo Humano

Professor (a): André Montezuma

CRATEÚS

2017

RESUMO

A organização do corpo é a área que fala sobre todas as suas composições básicas como: os níveis de desenvolvimento, os planos de secção, suas cavidades e suas posições. O objetivo desse trabalho é informar o que é a organização do corpo e o que são suas cavidades, informar a função dessas cavidades e algumas patologias relacionadas as mesmas.

Palavras-chaves: Organização; Cavidades do corpo; Função; Patologias

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................5
  2. DEFINIÇÃO..............................................................................5
  3. FUNÇÃO..................................................................................5
  4. PATOLOGIAS RELACIONADAS.....................................................................6
  5. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.............................................21

5

  1. INTRODUÇÃO

         O trabalho aqui exposto possui como tema geral o estudo da organização e sobre as cavidades do Corpo Humano, falando de suas funções, localização e algumas patologias.

  1. DEFINIÇÃO

         Segundo os biólogos para organizar as relações estruturais e evolutivas dos organismos vivos, cada categoria da classificação é chamada de táxon. Nós seres humanos somos classificados como táxon, mas específicos que são as espécies. E pertencemos ao reino animal.

         Cavidades são espaços limitados no interior do corpo e contêm órgão que são protegidos, compartimentados e sustentados por membranas associadas. As cavidades são basicamente divididas em 2 principais cavidades: Cavidade Posterior (Dorsal), que contém 2 cavidades: Cavidade Craniana e Cavidade Vertebral; Cavidade Anterior (Ventral) que contém 2 cavidades: Cavidade Torácica(cavidade pleural, cavidade do pericárdio e mediastino)  e Cavidade Abdominopélcica( cavidade abdominal e cavidade pélvica).

  1. FUNÇÃO

         Organizar o corpo em níveis de desenvolvimento, planos de secção, em cavidades e posição padrão.

         Cavidades  Posterior (Dorsal): Cavidade Craniana tem função de proteger o encéfalo e suas estruturas, organizar órgãos; Cavidade Vertebral tem função de proteger medula espinhal, dar movimento, flexibilidade, sustentação, transições nervosas. Cavidades Anterior  (Ventral): Cavidade Torácica tem função de proteção, organização e sustentação dos pulmões (cavidades pleurais), o coração (cavidade do pericárdio), o esôfago, grandes vasos e certos nervos (mediastino); Cavidade Abdominopélvica tem função de proteção, sustentação e organização do estômago, fígado, baço, pâncreas, intestinos, rins e suas estruturas exceto bexiga (cavidade abdominal), certos órgão genitais, órgãos urinários, terminal do intestino grosso (cavidade pélvica).


6

[pic 2]

[pic 3]


7

  1. Patologias Relacionadas

         Cavidade Craniana: Microcefalia

Conceito:

         Era condição uma neurológica rara até a aparição da zika vírus, onde ocorre uma má formação na qual a cabeça do feto ou da criança é significativamente menor do que a de outros fetos ou crianças do mesmo estágio de desenvolvimento ou do mesmo sexo e idade.

Causas:

         Em geral, a microcefalia só é detectada no momento do nascimento, mas usualmente resulta de uma anormalidade do desenvolvimento do cérebro ainda no útero ou é precocemente adquirida na infância. Outras causas podem incluir a fusão prematura das suturas entre os ossos do crânio da criança, anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down, por exemplo, anóxia cerebral (decréscimo do oxigênio no cérebro fetal), infecções do feto durante a gestação, exposição a substâncias prejudiciais durante o desenvolvimento fetal, desnutrição severa, fenilcetonúria não controlada e o zika vírus.

Sintomas:

         O sintoma mais típico da microcefalia é o tamanho da cabeça significantemente menor que o da cabeça de crianças do mesmo sexo e idade. A microcefalia primária provoca hipertonia muscular generalizada, paralisia, crises convulsivas e atraso mental. As manifestações sintomáticas da microcefalia secundária dependem do tipo e da gravidade da malformação. Como as funções cerebrais estão, na grande maioria dos casos, pouco desenvolvidas, esta situação provoca um atraso mental profundo. Caso seja afetado apenas o desenvolvimento de um dos hemisférios cerebrais, ela provoca igualmente um atraso mental, apesar de as perturbações motoras serem unilaterais.

Diagnostico:

         O tamanho da cabeça é medido pela circunferência em torno do seu topo na região mais larga, o chamado perímetro cefálico. Usando padrões bem estabelecidos de crescimento, essas medidas são comparadas ao percentil apurado de crianças normais. Em condições normais, o crânio, no momento do

8

nascimento, tem um perímetro de aproximadamente 33 a 36 centímetros, aumentando de tamanho ao longo dos primeiros anos de vida e acompanhando o crescimento do encéfalo. Este crescimento é bastante pronunciado nos primeiros seis meses após o nascimento, entre 7 a 8 centímetros, até alcançar os 46 a 48 centímetros no final do primeiro ano de vida. Nas crianças com microcefalia, o tamanho ou o crescimento da cabeça é significantemente abaixo da média. O médico que atender um paciente com microcefalia tomará uma completa história do pré-natal, nascimento e desenvolvimento da criança e deverá fazer um exame físico detalhado que inclua um exame neurológico. Uma história familiar deverá ser conhecida, especialmente a medida da cabeça dos pais, para determinar se há histórico de microcefalia na família. Exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e testes sanguíneos podem ajudar a determinar as causas subjacentes do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (399 Kb)   docx (279.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com