TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS NO MUNDO

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

USO DOS BIOCOMBUSTÍVEIS NO MUNDO

  1. RESUMO

O seminário intitulado “Uso de Biocombustíveis no Mundo” foi introduzido com uma breve caracterização dos Biocombustíveis, que são todos os tipos de combustíveis extraídos de fontes renováveis e não fósseis. Exemplos de biocombustíveis são o bioetanol, biodiesel, biogás e até mesmo a lenha, utilizada desde a descoberta do fogo como forma de gerar energia térmica. Em princípio foi dissertado sobre a utilização do bioetanol, suas principais fontes de produção e sobre seu processo produtivo. Ainda, foi comentado também sobre os principais países produtores e sobre as ações governamentais para uma maior utilização do combustível. O etanol é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do milho e da beterraba, mas pode ser produzido a partir de uma grande diversidade de outras plantas. Os maiores produtores são os EUA e o Brasil, que juntos representam quase 90% da produção mundial. Sua utilização é essencialmente como combustível de automóveis, misturado na gasolina ou somente etanol. Em seguida foi falado sobre o biogás.

Este foi apresentado com detalhes sobre sua utilização, métodos de produção, comparações com outros combustíveis e vantagens. O biogás provém principalmente de biomassa e tem em sua composição gás metano e dióxido de carbono em maioria. Pode ser utilizado para os mesmos fins do GLP, como por exemplo o cozimento de alimentos, combustível de automóveis, geração de energia elétrica e térmica. Dentre as diversas vantagens da produção do biogás é que a matéria prima é muitas vezes considerada “lixo orgânico”, o que já resolve dois problemas com uma única solução (a produção de combustível e a coleta e processamento do lixo). Além disso, os resíduos da produção podem ser utilizados em sua maioria como adubos e fertilizantes orgânicos. Os maiores produtores individuais são a China e os EUA, sendo que a Europa como um todo é lider na produção.

O último tópico abordado foi o biodiesel. Neste tópico, foi falado sobre os maiores produtores mundiais que são, Alemanha, França, Estados Unidos e Brasil. Logo adiante foi exposta a realidade deste biocombustível na União Européia, frisando que cada país tem autonomia para estipular seus limites. Os Estados Unidos também apresentam papel significativo neste mercado, visto que sua demanda por óleo diesel era grande, foi necessário investir em programas deste tipo para que fosse minimizada a necessidade de importação de óleo diesel. Mesmo havendo esta necessidade, ainda hoje, não há quantidade mínima estipulada da mistura de biodiesel ao diesel, porém existe o programa de geração de crédito tributário de 50 cents para cada galão, ou 3,7 litros, de biodiesel utilizado. No Brasil, a partir do mês de março de 2018, a quantidade de biodiesel obrigatória no diesel é de 10%, esta mistura é conhecida como B10, dada a quantidade de biodiesel na mistura. Esta mudança fez com que as projeções de consumo para 2018 sejam de 5,3 bilhões de litros no ano e a maio parte da matéria prima é a soja. Os benefício do biodiesel no Brasil vão desde a criação oportunidades de renda no campo, até às diminuições de custos na prospecção do petróleo. Dentre as desvantagens, podem ser citados a dificuldade de lidar com a glicerina gerada do processo e, devido à larga escala de plantações, o possível esgotamento do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com