TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso da Internet no mundo

Artigo: O uso da Internet no mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

Internet

A Internet ou internete em português é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial, ou seja, vários computadores e dispositivos conectados em uma rede mundial1 e dispõe milhões de dispositivos interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Uso da Internet no mundo A língua dominante da comunicação na Internet é o inglês. Isto talvez seja o resultado das origens da Internet, assim como o papel do inglês como língua franca. As tecnologias da Internet se desenvolveram suficientemente nos anos recentes, especialmente no uso do Unicode. Com isso, a facilidade está disponível para o desenvolvimento e a comunicação de softwares para as línguas mais usadas. No entanto, ainda existem alguns erros de incompatibilidade de caracteres, conhecidos como mojibake (a exibição incorreta de caracteres de línguas estrangeiras, conhecido também como kryakozyabry).

Arquitetura TCP-IP

TCP/IP é o nome que se dá a toda a família de protocolos utilizados pela Internet. Foi desenvolvido para permitir aos computadores compartilharem recursos numa rede. Toda a família de protocolos inclue um conjunto de padrões que especificam os detalhes de como comunicar computadores, assim como também convenções para interconectar redes e rotear o tráfego.

A arquitetura TCP/IP visualiza a rede de computadores em quatro camadas:

Interface de rede Esta camada, com o menor nível de abstração na arquitetura TCP/IP, usa padrões para conexão à rede física, seja esta local (Ethernet-CSMA/CD, Token Ring, FDDI, ATM) ou de longa distância (HDLC, X.25, ATM).

Como a camada interface de rede opera com endereços físicos, protocolos de conversão entre endereços físicos e lógicos são definidos. São estes o ARP (Address Resolution Protocol) e o RARP (Reverse ARP).

Inter-redes Esta camada estabelece os protocolos para transporte não-confiável de mensagens (IP – Internet Protocol), para controle da comunicação e informe de erros (ICMP – Internet Control Message Protocol) e para roteamento de mensagens (EGP – Exterior Gateway Protocol, RIP – Routing Information Protocol).

Endereços para comunicação entre máquinas (host-to-host) são lógicos (endereços IP), já usando o nível adicional de abstração oferecido pela camada inferior.

Na versão mais usual do protocolo (IPv4), endereços IP ocupam 32 bits e são divididos em cinco classes. As classes A, B e C têm seus endereços estruturados em um prefixo de identificação de classe (binários 0, 10 e 110, respectivamente), identificador de subrede (7, 14 e 21 bits) e identificador de host. A classe D (prefixo 1110) é utilizada para multicast, enquanto que endereços da classe E (11110) são reservados para uso futuro.

Usualmente, endereços IP são representados por um conjunto de quatro de valores decimais correspondente aos quatro grupos de 8 bits do endereço. Nessa forma de representação, endereços iniciados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com