TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PLACAS PRÉ-MOLDADAS MACIÇAS DE VEDAÇÃO VERTICAL EM CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

Por:   •  10/2/2018  •  Monografia  •  7.450 Palavras (30 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS

ENGENHARIA CIVIL

ELAYNE CARRAFA VIEIRA

JACQUELINE DOS SANTOS

KARINE TEZOLINI HERLER

KAROLINE DOS SANTOS ZAMBI

UTILIZAÇÃO DE PLACAS

 PRÉ-MOLDADAS MACIÇAS DE VEDAÇÃO VERTICAL EM CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

SÃO MATEUS

2016

ELAYNE CARRAFA VIEIRA

JACQUELINE DOS SANTOS

KARINE TEZOLINI HERLER

KAROLINE DOS SANTOS ZAMBI

UTILIZAÇÃO DE PLACAS

 PRÉ-MOLDADAS MACIÇAS DE VEDAÇÃO VERTICAL EM CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

Artigo apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Civil da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus, como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil.

Prof. (a): Jessica Thâmara Xavier.

SÃO MATEUS

2016


UTILIZAÇÃO DE PLACAS

PRÉ-MOLDADAS MACIÇAS DE VEDAÇÃO VERTICAL EM CONSTRUÇÃO DE INDÚSTRIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES

Elayne Carrafa Vieira[1]

Jacqueline dos Santos[2]

Karine Tezolini Herler[3]

Karoline dos Santos Zambi4

RESUMO

O sistema construtivo de placas pré-moldadas maciças de vedação vertical é uma alternativa de fechamento em indústrias, que adotam a fabricação in loco a fim de otimizar as etapas de construção e montagem visando a produção em larga escala no tempo previsto, com qualidade, menor custo e redução de resíduos, quando se comparada a outro método construtivo convencional. Inicialmente são apontadas as etapas de fabricação baseadas em normas técnicas e como foram organizadas visando agilidade de produção. Em seguida, são apresentadas as vantagens ao empregá-las ao observar os parâmetros prazo de execução, custo de mão de obra e geração de resíduos sólidos, fatores que são relevantes para a construção civil principalmente quando se trata de obras industriais.  Os resultados obtidos mostram os benefícios adquiridos quanto à redução do tempo de execução desse sistema quando comparados com a alvenaria convencional e que ao final da obra pôde-se observar um canteiro de obras limpo, organizado e cronograma cumprido no prazo previsto. Com base nos resultados, conclui-se que a utilização de placas pré-moldadas maciças de vedação vertical na construção de indústrias vem se destacando por trazer inúmeras vantagens como menor custo, redução de resíduos e maior velocidade de execução.

Devido às exigências do mercado da construção civil em atender  e diante da ampla concorrência entre as empresas viu-se a necessidade de iniciar um estudo de um novo método construtivo, sendo este com placas de concreto pré-moldadas fabricadas in loco.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema Construtivo. Placas Pré-moldadas. Vedação Vertical.

ABSTRACT

At this actual work about to present the constructive system of packing massive pre-molded board as alternative of packing in industries, which adopt the fabrication in loco in order to optimize the steps of construction and mounting intending the production in large scale at the predicted time, with quality, lower cost and reduction residues, when if it compared to another conventional constructive method. Initially are pointed the fabrication methods based in technical norms and how it was organized aiming production’s agility. Sequentially, are showed the advantages to put it in work to observe the deadline execution parameters, labor cost and solid residues generation, factors that are relevant for a civil construction mainly when it is about of industrial work. The results obtained show the benefits gotten with respect to reduction execution time of that system when it is compared to masonry conventional and at the end of the work was possible to observe a clean construction site, organized and done schedule in the predicted deadline. Based at the results, concludes that the utilization of packing vertical massive pre-molded board on industries construction comes highlighting cause it brings many advantages as lower cost, residues reduction and execution faster.

KEY-WORDS:

1 INTRODUÇÃO

A industrialização na Construção Civil frente à busca por técnicas construtivas que atendam a necessidade de se construir em grande escala, velocidade na execução, baixos custos com qualidade e que ainda permitam uma redução de resíduos sólidos na obra traz o pré-moldado como uma excelente alternativa para os desafios enfrentados pelas construtoras atuais.

A industrialização da construção é o processo evolutivo que, através de ações organizacionais e da implementação de inovações tecnológicas, métodos de trabalho, técnicas de planejamento e controle objetiva incrementar a produtividade e o nível de produção e aprimorar o desempenho da atividade construtiva. (FRANCO, 1992, p. 180)

A utilização de elementos pré-moldados não tem um marco inicial, mas foi amplamente utilizado na Europa logo após a Segunda Guerra Mundial em que muitas eram as devastações e, portanto, precisariam de métodos em que acelerassem as etapas construtivas na obra. Já o Brasil, como não sofreu devastações devido a esse episódio, não houve a necessidade de construções em grande escala, aderindo ao pré-moldado um tempo depois a fim de atender às exigências do mercado da construção civil, porém ainda o seu emprego é limitado, sendo mais utilizado na fabricação de galpões, elementos de laje e outras aplicações.

A utilização de peças de concreto pré-moldado promove melhorias significativas nos canteiros de obras, pois é possível o alto controle da produção desde o início da montagem das formas, armaduras e acessórios inseridos até a montagem final, além de mão de obra treinada e qualificada, materiais de boa qualidade tornando as obras mais organizadas e seguras, que justamente é o objetivo da industrialização. Dentro desse contexto, sabendo que há procura por técnicas que atendam as necessidades de construir em grande escala, com velocidade na execução, baixos custos e menos resíduos solídos, a indústria do pré-moldado traz o método construtivo de placas pré-moldadas de vedação como excelente alternativa que vem se destacando na construção civil principalmente em obras de indústrias, já que há a necessidade de construir uma grande área em pouco tempo útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (681.9 Kb)   docx (447.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com