TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)

Relatório de pesquisa: Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 14

1INTRODUÇÃO

O sistema para locação de veículos consiste basicamente no gerenciamento das locações de veículos de uma determinada empresa, controlando desde a reserva até o retorno do automóvel. Neste gerenciamento, considerar-se-á os diversos tipos de veículos (modelo, fabricante), bem como seus opcionais. No caso de sistemas de gerenciamento de locadora, conforme literatura, tem-se os seguintes principais objetivos operacionais:

▪ Controlar o aluguel e devolução de carros;

▪ Controlar o pagamento de aluguel de carros;

▪ Manter cadastro de clientes e carros; ▪ Emitir relatórios e consultas; e

▪ Controlar dívida dos clientes.

Uma locadora aluga carros aos clientes previamente cadastrados. Caso o cliente não esteja cadastrado, esta atividade custo dial é realizada, separadamente em outra atividade do sistema. Caso um carro, disponível, seja escolhido pelo cliente este é alugado, sendo registrada a data inicial junto ao aluguel. Para que o cliente possa alugar um carro, este não pode estar com dívida pendente.

2 OBJETIVO

4.2 O que é um SGBD?

Em muitos sistemas informatizados é necessário armazenar informações em bancos de dados, podemos constatar isso observando que nas últimas décadas o banco de dados se tornou o coração de muitos sistemas. A informação é muitas vezes a coisa mais valiosa das empresas, mantê-las e poder acessá-las sempre que necessário é primordial para tomar decisões importantes. Mas controlar o acesso a essas informações também é importantíssimo. Enfim, já deu para perceber que a gerência de um banco de dados não é uma coisa a se deixar de lado, pois uma empresa pode depender dele, ou seja, pode ajudar a empresa a ter sucesso, mas também pode levá-la ao fracasso. Para garantir a consistência dos dados, controlar o acesso, manter os dados seguros, fornecer meios de acesso aos dados, foram criados os Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados, ou SGBD.

A Definição de SGBD

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais a interface é constituída pelas APIs ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL.

Tudo que fazemos em um banco de dados passa pelo SGBD ele é responsável por tudo, salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados e metadados, disponibilizar uma interface para que programas e usuários externos acessem o banco de dados, encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha, garantir transações no banco de dados, enfim, sem o SGBD o banco de dados não funciona. É comum as pessoas chamarem um SGBD de banco de dados, por exemplo: banco de dados Oracle, banco de dados MySQL, banco de dados SQL Server, etc. Cada um implementa um banco de dados (ou vários) de uma maneira diferente, mas para o usuário isso é quase transparente, pois a linguagem de acesso aos dados é a mesma, você precisa usar um SGBD.

Exemplos de SGBDs

• IBM Informix

• PostgreSQL

• Firebird

• HSQLDB

• DB2

• MySQL

• Oracle

• SQL-Server

• TinySQL

• ZODB

• JADE

• Sybase

• Microsoft Access

• Microsoft Visual Foxpro

Informix

Informix é um conjunto de sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais da IBM, adquiridos em 2001 de uma companhia também chamada Informix que teve sua origem nos anos 80. O banco de dados Informix foi concebido e projetado por Roger Sippl no final dos anos 70. A Informix foi fundada em 1980, tornou-se publica em 1986, e por uma parte da década de 90 foi o segundo banco mais popular depois do Oracle. Sucesso este que não durou muito. Com o seu fracasso em produtos de automação de escritório, Informix passou a dar ênfase no crescimento do mercado de banco de dados do servidor. Em 1994, como parte de uma colaboração com o Sequent Computer Systems, Informix lançou sua versão 6.00 servidor de banco de dados, que apresentou a sua nova dinâmica e Arquitetura, DSA.

Agora conhecido como Informix Dynamic Server a versão 7 chegou ao mercado em 1994. Com base no sucesso da versão 7, Informix dividiu seu investimento no desenvolvimento de banco de dados principal em dois esforços. Um esforço, antes conhecido como XMP (eXtended para Multi-Processing), tornou-se a versão de linha de produto 8, também conhecido como XPS. Este esforço focado em melhorias no armazenamento de dados e paralelismo em plataformas high-end, incluindo plataformas compartilhadas como RS-6000/SP IBM. Em 2001 a IBM, por sugestão do Wal-Mart (O maior usuário do Informix), adquiriu a Informix. A IBM tem grandes planos para os dois bancos dos quais dispõe, Informix e o DB2, ambos hoje compartilham tecnologia. Em meados de 2005, a IBM lançou a versão 10 do Informix IDS.

Em 2006 houve uma grande mudança na estratégia da IBM sobre servidores de banco de dados no que diz respeito ao IDS. Janet Perna, responsável pela divisão de DB2 se aposentou após mais de 30 anos de serviço na companhia, a divisão desde então passou a se chamar Information Management (Gerenciamento de informação, tradução livre). IDS é agora um servidor de banco de dados estratégico dentro do catálogo de produtos da IBM's Information Management. Em 2007 foi lancado o Informix 11 (Codenome cheetah), em 2008 foi lancado o Cheetah 2 com cluster shared-disk em resposta ao Oracle RAC. Em 2010 o banco de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com