TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2

Monografias: Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA 1

O saber pressupõe uma intencionalidade, ou seja, não há busca de saber sem finalidade. Dessa forma, o método é, sempre, a ferramenta para a execução dessa intencionalidade; como ferramenta, o método é uma escolha e, como escolha, não é nunca neutro.

Portanto, o conhecimento nos mostra que, em nossa busca, chegamos a um enfoque, um ponto de vista, uma determinada interpretação da realidade.

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada verdadeira em relação ao conhecimento?

a.

O conhecimento é fruto da convenção, isto é, de acordos circunstanciais que não necessariamente representam a única possibilidade de interpretação da realidade.

b.

O conhecimento é resultado de processo e este não está isento de equívocos, isto é, não fica imune aos embaraços que o próprio ato de investigar a realidade acarreta.

c.

Todo e qualquer conhecimento é realizado dentro de determinados tempos e espaços; é efetuado por sujeitos determinados e com objetivos determinados.

d.

O conhecimento é algo acabado, pronto, encerrado em si mesmo, sem conexão com sua produção histórica.

e.

Nenhum conhecimento é definitivo, bem como, nenhum resultado é exaustivo, por esta razão, o conhecimento sempre é histórico.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

A definição de uma pesquisa abrange as justificativas, o problema e os objetivos. O problema significa a questão para qual se vai buscar respostas pela pesquisa, assim, formular o problema consiste em aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Um professor orientador de TCC recebeu de seus alunos as propostas abaixo relacionadas como problema para as suas pesquisas. Dentre as propostas apresentadas, qual pode ser considerada adequada.

a.

Será que os casamentos consumados após um grande período de convivência entre os pares duram mais que outros?

b.

Por que existem pessoas que trabalhando na mesma empresa são mais satisfeitas com seu trabalho que outras?

c.

Será que as pessoas que se submetem à psicoterapia, em grupo ou individualmente, mudam com o tempo?

d.

É possível os funcionários se comprometerem mais com a empresa na qual trabalha do que os empresários?

e.

A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Podemos afirmar que uma pesquisa é um processo intencional, ou seja, é desenvolvida a partir de um conjunto de operações sucessivas e distintas, mas interdependentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com