TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip Rh 4 Semestre

Artigos Científicos: Unip Rh 4 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  6.226 Palavras (25 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 25

De um humilde casal formado por um vendedor baiano e uma paulista de muita fibra forma-se núcleo familiar formado por D. Inês Trajano e Sr. Manoel Trajano e seus oito filhos. Eles moravam em Cristais Paulistas, onde cada um de seus filhos teve de fazer suas escolhas e seguir suas vidas, sendo eles balconistas de padaria até proprietário de empresa de ônibus.

Luiza, uma de suas filhas, aos 17 anos já se destacava onde trabalhava pelo seu alto desempenho e atendimento e logo foi chamada para trabalhar na loja mais importante da cidade na época, a Higino Caleiro onde ficou por 15 anos, sendo considerada sempre a melhor vendedora.

Aos 29 anos Luiza casou-se com o vendedor de móveis Sr. Pelegrino. Eles mudaram-se para São Carlos, no interior de São Paulo, e vendiam móveis de loja em loja. Luiza recebe de uma amiga em Franca a proposta para adquirir a loja "A Cristaleira", situada em frente à loja Higino Caleiro onde ela tinha trabalhado por tantos anos. Luiza e seu marido decidem comprar a loja e em três dias o negócio estava fechado.

Nesse novo ciclo alguns fatores foram tidos com de extrema importância, tais como:

Descentralização do poder;

Conselho de loja;

 Rito de comunhão;

Café da manhã;

Seminário com participação dos cônjuges;

Encontro de funcionários;

Missão, valores, princípios (código de ética);

Escritório central presente no campo, entre outros...

1991: “Mobilização”;

1992: “Sustentação”;

9

Este era o início de uma das maiores redes varejista do Brasil. Na época ainda era uma loja de presentes com 300 m2 e apenas quatro funcionários. Em novembro de 1957 - é inaugurada a nova loja de propriedade do casal e por causa disto foi feito um concurso com mais de 800 pessoas para definir o nome da loja. Então é dado o nome de: MAGAZINE LUIZA.

Eles tinham um sonho: o de ser uma grande empresa e gerar empregos para muitas famílias.

Em 1991, o Grupo Luiza começou a ser comandado pela atual diretora e superintendente, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, iniciando, assim, um “Novo Ciclo” de desenvolvimento para empresa. Neste mesmo ano foi criada também a LTD, Holding do grupo, criada com intuito de preparar a empresa para a adoção de praças de governança corporativa, iniciando o processo de profissionalização e organização da estrutura societária.

Cada ano do “Novo Ciclo” (de 1991 até 2001) era denominado de forma diferente e eram traçadas as metas para serem alcançadas:

1993: “Consolidação”;

1994: “Ação”;

1995 e 1996: “Solidificação”;

1997: “Expansão”;

1998: “Evolução”;

2000: “Competência”;

2001: “Excelência

10

Em 1992, a Magazine Luiza criou as “Lojas Eletrônicas”, atual lojas virtuais, um conceito que visava um modo futurístico de prestação de serviços, dotado de um sistema inovador de vendas e colocando à disposição dos clientes todos os produtos comercializados pela empresa através de fitas de vídeo, catálogos e pôsteres apresentados pelos vendedores, já que neste ano não existia multimídia nem internet. Ainda em 1992, foi criado o Consórcio Nacional Luiza, uma empresa forte no segmento brasileiro de consórcios que atua fornecendo créditos para imóveis, eletroeletrônicos, automóveis e motocicletas de valores diversos.

Em 1994, foi constituída a MTG – Administração e Assessoria S/A, o novo nome do holding controladora do Grupo, também neste ano foi criado um dos principais motes de sucesso do Magazine Luiza: o “Só Amanhã”, que até os dias de hoje funciona como grande alavanca de vendas e rentabilidade para a empresa, onde são vendidos produtos específicos com preços abaixo dos praticados no mercado durante um dia, com sua divulgação na data anterior, lançou uma grande liquidação com produtos em até 70% de desconto, aonde em um dia o seu faturamento chega até R$ 50 milhões.

Em 1996, foi criado o SAC, um serviço de atendimento onde seu diferencial é que você pode falar com a diretora Luiza Helena a qualquer momento. Em 1996 foram abertos mais de 23 pontos, então a Magazine passaram de 55 para 78 lojas no Brasil.

Em 1997 foram inauguradas mais 13 lojas e prepararam sua entrada para o mercado de operações financeiras mais sofisticadas, o Magazine Luiza realizou sua primeira emissão de “comercial papers”.

Cada ano desta fase leva um título. São eles:

2002: “Sua excelência: o cliente”

2003: “O show continua”

2004: “Fácil em Ação”

2005: “Vem ser Feliz!”

11

A fim de manter o processo de crescimento sustentado da empresa, em 1998 o Grupo obteve captação inicial dos recursos de longo prazo voltado para sua expansão, vindos diretamente do BNDES.

Em 1999, a empresa diversifica novamente seus canais de vendas, inaugurando, então, seu portal de vendas pela internet, o magazineluiza.com e, no mesmo ano, o seu “Televendas”.

A partir de 2001, o Grupo Luiza instituiu o Luiza Cred, uma parceria feita entre o Magazine Luiza e o Unibanco em outubro daquele ano. Este serviço nasceu para financiar as vendas a prazo e ofertar novos produtos e serviços financeiros a seus clientes. Neste ano, o Magazine Luiza foi eleito a terceira melhor empresa para se trabalhar no Brasil, assim como sucessivamente em 2002, pela Revista Exame.

Em 2002, o Grupo Luiza iniciou nova fase de desenvolvimento e expansão. Esta foi nomeada “Ciclo Transformação”, e foi criado o “Intento 2005”, onde a principal meta é fazer com que o Magazine Luiza seja o foco principal do cliente, visto que, no momento, o foco do Magazine Luiza é o próprio cliente também. No entanto, surgiu o tema “Experiências Memoráveis”, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com