TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

University

Artigo: University. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

1. Em uma organização ou na vida das pessoas pode-se afirmar que todas as situações são compostas por acontecimentos reais ou hipotéticos. Quando um acontecimento realmente ocorre, costuma-se dizer que este ocorreu de “fato”, significando que um fato pode ser definido como algo que efetivamente aconteceu, assumindo a conotação de “verdade”. Para a Contabilidade, os acontecimentos mensuráveis, ocorridos nas entidades, são denominados como “fatos contábeis”. Um fato contábil pode ser definido como sendo:

Todo acontecimento que provoca mutação no patrimônio das entidades

Somente o acontecimento que provoca mutação positiva no patrimônio das entidades

Somente o acontecimento que signifique aumento do patrimônio das entidades

Somente o acontecimento que signifique diminuição do patrimônio das entidades

Todo acontecimento que provoca, ao mesmo tempo, mutação positiva e negativa no patrimônio das entidades

PERGUNTA 2

1. Considere o razonete da conta Caixa que é uma conta de Ativo, por representar os bens em "dinheiro" que a empresa possui. Se houver uma "entrada" de caixa, isto é, um recebimento em dinheiro, em qual lado do razonete o valor recebido deverá ser lançado?

a. Do lado direito ou do lado esquerdo do razonete da conta Caixa, desde que haja a correspondente contrapartida em outra conta.

b. Do lado direito do razonete, a Crédito, por ser um aumento numa conta de Ativo.

c. Do lado direito do razonete, a Débito, por ser um aumento numa conta de Ativo.

d. Do lado esquerdo do razonete, a Débito, por ser um aumento numa conta de Ativo.

e. Do lado esquerdo do razonete, a Crédito, por ser um aumento numa conta de Ativo.

PERGUNTA 3

1. Um razonete tem a mesma representação gráfica de um Balanço Patrimonial (BP). Tal afirmativa pode ser facilmente constatada na análise de qualquer Balanço publicado, ou mesmo das figuras abaixo.

Partindo-se dessa premissa, é possível fazer a seguinte analogia:

a. Os AUMENTOS de Ativo, localizado do lado esquerdo do BP, sempre serão lançados do lado esquerdo do razonete, que se "convencionou" chamar de Débito; e, os AUMENTOS do Passivo, localizado do lado esquerdo do BP, serão lançados do lado direito do razonete, que se "convencionou" chamar de Crédito.

b. Os AUMENTOS de Ativo, localizado do lado esquerdo do BP, sempre serão lançados do lado direito do razonete, que se "convencionou" chamar de Débito; e, os AUMENTOS do Passivo, localizado do lado direito do BP, serão lançados do lado direito do razonete, que se "convencionou" chamar de Crédito.

c. Os AUMENTOS de Ativo, localizado do lado esquerdo do BP, sempre serão lançados do lado esquerdo do razonete, que se "convencionou" chamar de Débito; e, os AUMENTOS do Passivo, localizado do lado direito do BP, serão lançados do lado direito do razonete, que se "convencionou" chamar de Crédito.

d. Os AUMENTOS de Ativo, localizado do lado esquerdo do BP, sempre serão lançados do lado direito do razonete, que se "convencionou" chamar de Débito; e, os AUMENTOS do Passivo, localizado do lado direito do BP, serão lançados do lado esquerdo do razonete, que se "convencionou" chamar de Crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com