TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marc 21 linguagem codificada universal

Pesquisas Acadêmicas: Marc 21 linguagem codificada universal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 13

MARC 21 LINGUAGEM CODIFICADA UNIVERSAL

42 ANOS DE UMA LINGUAGEM NÃO EXPLICADA OU NÃO ENTENDIDA.

A participação de bibliotecas em redes e em programas cooperativos de catalogação requer a adoção de padrões e a aplicação de normas; que produzam registros descritivos confiáveis e de qualidade; que possibilitem o intercâmbio de dados, no âmbito universal; e a interoperabilidade entre os sistemas de informação. É o MARC 21 em ambiente XML, desenvolvido pela Network Development e MARC Standards Office, que contempla tanto a forma quanto o conteúdo dos recursos informacionais para ser usado para descrições bibliográficas em ambiente Web, é uma estrutura planejada para ser flexível e extensível, isto é, possibilita a adequação dos campos à necessidade do registro.A linguagem XML, em conjunto com o MARC 21, dá condições para construção de uma estrutura para a representação da informação, formando um sistema que possibilita o compartilhamento dos registros bibliográficos. É um formato padrão de armazenagem e troca de registros e informação, tem a função de promover a comunicação da informação, evitando a duplicação de esforços em consequência do aumento de permuta de registros. O registro MARC tem a vantagem de ser um padrão amplamente utilizado que tem como finalidade principal promover uma comunicação da informação Um registro não pode simplesmente ser datilografado em um computador para fazer parte de um catálogo automatizado, são necessários meios para interpretar a informação, através de programas desenvolvidos para formatar, bem como pesquisar e recuperar informações corretamente a informação e disponibilizá-las.

Porque um registro MARC é necessário?

Um registro não pode simplesmente ser datilografado num computador para fazer parte de um catálogo automatizado, são necessários meios para interpretar a informação, através de programas desenvolvidos para formatar, bem como pesquisar e recuperar informações corretamente a informação e disponibilizá-las.

Por que um padrão?

Pode-se planejar um método próprio de organização de dados, mas dessa forma isola-se a biblioteca, limitando as opções e duplicando o trabalho desnecessariamente. O registro MARC tem a vantagem de ser um padrão amplamente utilizado que tem como finalidade principal promover uma comunicação da informação.

MARC XML

É o MARC 21 em ambiente XML, desenvolvido pela Network Development e MARC Standards Office, contempla tanto a forma quanto o conteúdo dos recursos informacionais para ser usado para descrições bibliográficas em ambiente Web, é uma estrutura planejada para ser flexível e extensível, isto é, possibilita a adequação dos campos à necessidade do registro.

A linguagem XML, em conjunto com o MARC 21, dá condições para construção de uma estrutura para a representação da informação, constituí-se em um sistema que possibilita o compartilhamento dos registros bibliográficos.

• XML: Conjunto de regras para a criação de linguagens de marcação (tags), ajuda a formatar um documento para torná-lo mais compreensível aos seres humanos, permite que sejam criados códigos ou tags de acordo com a necessidade dos usuários, facilita o gerenciamento, armazenamento e transmissão de dados, via Internet.

A Divisão de Bibliotecas e Documentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DBD/PUC-Rio), desde 1984, quando se integrou à Rede Bibliodata/Calco - Catalogação Legível por Computador, da Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ) - sistema cooperativo de catalogação automatizada, vem se adequando às mudanças técnicas e tecnológicas, visando ampliar a busca e a recuperação da informação.

Em 1996, um novo sistema gerenciador das funções da Biblioteca foi selecionado e implantado, em 1997, a fim de racionalizar os processos de tratamento e organização da informação e oferecer aos usuários serviços mais ágeis e eficazes. Nessa época, iniciou-se, na DBD, o estudo do Formato USMARC (Machine Readable Cataloging), criado pela Biblioteca do Congresso Americano (LC), em 1960, com o objetivo de adotar um padrão internacional para a descrição bibliográfica. Nasceu, então um trabalho de equipe, em que vários profissionais da DBD se debruçaram na tradução e na análise da estrutura do MARC - Formato bibliográfico e do MARC - Formato autoridade.

Em 2000, com a experiência adquirida na aplicação do MARC, a DBD lançou com a Coordenação Central de Ensino a Distância (CCEAD/PUC-Rio) o Curso MARC 21 - Formato bibliográfico a distância, que continua a ser ministrado a bibliotecários e outros profissionais da informação. Tornou-se imperativo a este empreendimento acompanhar a atualização do MARC 21, fusão do USMARC com o MARC canadense, em 1999. Assim, desde sua implantação na PUC-Rio, tem sido revisto e atualizado, anualmente, à luz das atualizações realizadas pela LC, tornando-se fonte de pesquisa imprescindível à catalogação dos materiais do Sistema de Bibliotecas, em seus diversos suportes.

Dada a carência de publicações sobre MARC 21, em português, a DBD julga importante disponibilizar a outras bibliotecas e unidades de informação o acesso a este produto. Seu conteúdo vem se expandindo, ao longo destes anos, e, hoje, arrola os campos do MARC mais utilizados nos registros bibliográficos, descrevendo-os e definindo-os. Os campos menos empregados foram apenas descritos, porém, poderão à medida da necessidade de seu uso, ser definidos. Por isso, constitui-se de uma ferramenta em construção, que continuará a ter um caráter dinâmico, por sua constante atualização.

Os usuários desta fonte de pesquisa podem colaborar com os revisores da publicação, encaminhando suas sugestões à DBD para o seu aperfeiçoamento.

A catalogação é responsável pela criação de formas de representação documentária descritiva, por isso, sua ligação com as teorias de formas de representação estudadas pela Ciência Cognitiva. A criação de formas de representação na Ciência da Informação acaba sendo algo natural, visto que as necessidades informacionais dos usuários dos serviços oferecidos pela área são distintas.

A relação entre a catalogação, processo indispensável para a Ciência da Informação, e estudos sobre formas de representação, da Ciência Cognitiva, são objetos de estudo dessa pesquisa, que se pautará na análise do formato de intercâmbio de dados bibliográficos

Machine Readable Cataloging, MARC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com