TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razões para os investimentos do Brasil em usinas termoelétricas

Artigo: Razões para os investimentos do Brasil em usinas termoelétricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Termeletricidade uma forma de energia alternativa que gera eletricidade a partir da ação direta do calor. A termeletricidade é produzida em usinas termelétricas.

A energia térmica começou a ser utilizada em 1954, quando entrou em operação a Usina Termoelétrica de Piratininga. Após uma década iniciou-se um lento processo de inauguração de novas usinas termelétricas

A instalação de novas geradoras só ganhou força a partir de 1999, após o blecaute provocado pela redução contínua dos níveis de armazenamento de água nos reservatório, das hidrelétricas O baixo índice pluviométrico nos anos de 1998 e 1997 e o processo de aumento do consumo de energia ampliam o risco de novas crises no setor, dependente em 90%da hidreletricidade.

Em 2000, Ministério das Minas e Energia lançou o Programa Prioritário de Termeletricidade (PPT), com o objetivo de reduzir a dependência das condições hidrológicas desfavoráveis e diminuir a vulnerabilidade do sistema. O aumento do abastecimento de energia proporcionado pelas termelétricas evitaria o risco de racionamento no verão de 2001.

A previsão do PPT era de que fossem construídas 39 usinas termelétricas até 2003, com capacidade para produzir cerca de 15,6 mil MW. Cada usina seria resultados do consórcio de investimentos públicos e privado. Conforme o programado, em 2003, surgiram os primeiros resultado dos PPT, nos municípios do Rio de Janeiro e Macaí, com capacidade de 380 MW e 928 MW, respectivamente.

Vários são os motivo para o investimento do Brasil em termelétricas. Entre elas, porque há um esgotamento das fontes de energia hidrelétricas próximas dos grandes centros, elevando os novos projetos, localizados cada vez mais longe dos centros de consumo, além das rigorosas exigências ambientais que têm contribuídos para o aumento do tempo de implantação.

Além de próximas dos centros consumidores, as térmicas levam de 1 a 3 para serem construídas . enquanto que uma hidrelétrica leva 5 a 7 anos para ficar pronta.

O funcionamento das centrais termelétricas é semelhantes, independentemente do combustível utilizados.

Em uma central convencional a na proximidades , de onde é enviado para usinas, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar os pá de um a turbina, cujo setor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.

Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertidos e outras vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando iniciou da caldeira, dado início a um novo ciclo.

A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraídos da atmosfera pelas torres de refrigeração , grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extraído passa para um rio próximos ou para o mar.

Para minimizar os efeitos contaminantes da combustão sobre as redondezas, a central dispõe de uma chaminé de grande altura ( algumas chegaram a 300 m) e de alguns precipitadores que retêm as cinzas e outros resíduos voláteis da construção, onde são misturados com o cimento.

Como o calor produzido é intenso, devido as altas correntes geradas, é importante o resfriamento dos geradores. O hidrogênio é melhor veículo de resfriamento que o ar pois requer menos energias para circular. Recentemente, foi adotado o método de resfriamento líquido, através de óleo ou água. Nesse processamento os líquidos são muito superiores aos gases, e a água é 50 vezes melhor que o ar.

A potência mecânica é transformada em potência elétrica a partir da passagem do vapor através da turbina o no gerador.

A energia gerada é levada através de cabos ou barras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com