TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso de material sustentável em engenharia civil

Artigo: Uso de material sustentável em engenharia civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  Artigo  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

o uso de material sustentável na construção civil

lívia gasparelli cavalcante

maria cecilia loschiavo dos santos

o trabalho propôs estudar a contribuição da seleção de materiais sustentáveis na construção civil, obtendo principalmente dois produtos finais. o primeiro é uma monografia, que se refere a um estudo teórico a respeito da sustentabilidade e da arquitetura, especialmente sustentabilidade e materiais construtivos. e o segundo, um esboço de um guia de materiais considerados sustentáveis.

na monografia, inicialmente buscou-se determinar o significado e a importância do termo desenvolvimento sustentável. para tal foram feitas varias investigações, sobretudo bibliográficas, comparando os diferentes significados existentes. porém, identificou-se que o conceito é complexo, amplo e não possui uma definição precisa. determinando a necessidade de estipular uma definição mais plausível com o projeto proposto.

assim, novas pesquisas foram realizadas a partir das quais foram identificados cincos importantes questões diretamente relacionadas com o conceito que deveriam ser averiguadas, são elas: o panorama histórico da preocupação ambiental; a relação entre desenvolvimento sustentável e a sociedade e a relação entre este e a economia; a relação entre a natureza e a sociedade; o significado preciso de alguns termos (como: natureza, ecologia, meio ambiente e etc) e o debate atual sobre sustentabilidade. somente após a análise destes pontos foi possível conceituar o termo desenvolvimento sustentável, concluindo que este deve abranger não só as questões ambientais como também as sociais, econômicas, espacial e cultural.

posteriormente, buscou-se analisar a relação entre sustentabilidade e arquitetura. porém, com a pesquisa, foi constatada a dificuldade de se identificar o que é ou não sustentável. conseqüentemente, foi feito um estudo das ferramentas de identificação existente atualmente, estipulando os parâmetros a serem contemplados na determinação de um produto e/ ou conduta sustentável.

dentre as ferramentas estudadas, a analise de ciclo de vida foi a que mais se destacou, ressaltando a importância da avaliação dos impactos causados desde a extração à produção, utilização e posterior descarte.

somente após esse estudo, foi possível aprofundar a análise da relação entre sustentabilidade e arquitetura. destacado as principais iniciativas existentes, as ferramentas de identificações encontradas ao longo da pesquisa e as posturas necessárias para conceber uma construção sustentável.

porém, em um primeiro momento, a fim de determinar quais os principais pontos a serem revisto na arquitetura tradicional, foi feito um estudo teórico sobre os principais danos causados pela atividade. destacando a importância de uma arquitetura que respeitando as atuais necessidades da humanidade, propõe projetos que acarretem o menor impacto socioambiental possível sem, com isso, renunciar necessariamente a tecnologia e a modernidade.

uma das principais preocupações em se conceber uma arquitetura sustentável está na escolha de material construtivo, sobretudo naquelas realizadas em ambientes urbanas, pois é mais difícil o uso de elementos e materiais menos industrializados.

é importante destacar que a determinação da sustentabilidade de um material deve ser feita de forma comparativa, assim foram relatados e estudados os impactos causados pelos materiais mais utilizados atualmente.

assim, constatou-se a importância da escolha correta do material construtivo, tal como os tipos de materiais sustentáveis existentes destacando os fabricados industrialmente. também se identificou a dificuldade de se escolher tais materiais, ressaltando os parâmetros necessários a serem contemplados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com