TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do cobre na elétrica

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

APLICAÇÕES DO COBRE NA ENGENHARIA ELÉTRICA

Profº: Carlos Eduardo Fernandes

Curso: Engenharia Elétrica

Turma: 4º/ 5º A

ANÁPOLIS, Março de 2015


[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

MATERIAIS ELETROELETRÔNICOS

Acadêmico:

Arlindo Ivo Pereira de Matos RA: 6267234456; 5º Período

 

Curso: Engenharia Elétrica

Turma: 4º/ 5º A

                                                                                 

  ANÁPOLIS, Março de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 Motores, Transformadores e Geradores.        

2.2 Renováveis Aquecimento solar        

2.3 A energia eólica        

2.4 A energia fotovoltaica        

2.5 Fios e Cabos        

2.6 Barramentos        

2.7 Equipamentos Eletrônicos        

2.8 Aterramento        

2.9 Qualidade de Energia        

3.Conclusão        

4. Referencias Bibliográficas        


1. INTRODUÇÃO

O cobre é um dos mais antigos metais a ser descoberto pelo homem e sempre se fez presente na evolução das civilizações. A sua exploração e o seu uso são marcantes na economia e na sociedade em todos os tempos. Segundo os historiadores, a primeira era do cobre teve seu desenvolvimento marcante no Egito. Há provas da exploração de minas na península do Sinai, que remontam ao reinado de Senefru (3.800 a.C.), e também foram descobertos utensílios que indicam que a extração do metal era bem refinada.

A propriedade do cobre, do bronze e do latão de resistir à corrosão fez com que estes metais permanecessem não apenas como decorativos, mas também como funcionais durante a Idade Média e nos sucessivos séculos, da Revolução Industrial aos nossos dias. O cobre alcançou sua dimensão de metal imprescindível para o desenvolvimento industrial mundial em 1831, quando Faraday descobriu o gerador elétrico. Desde então, a demanda pelo metal cresceu de forma notável.

[pic 3]

O cobre é um metal conhecido como Cu, de número atômico 29, na química.

2. DESENVOLVIMENTO

O cobre é um material indispensável nos sistemas de energia do futuro. Além dos benefícios econômicos, torna possível a transição para uma economia de baixas emissões de carbono melhora a eficiência dos motores elétricos e de outros componentes, reduzindo as perdas de calor. Ecológico e amigável ao meio ambiente, o cobre é um metal de 100% reciclável e também um material versátil, maleável e acessível. Por estar entre os melhores condutores de eletricidade e de calor, o cobre é amplamente empregado em redes de alta, média e baixa tensão e se tornou um componente essencial para o melhor desempenho de motores, transformadores e diversos equipamentos eletroeletrônicos.

O cobre também está presente nas fontes de energia renovável, como as tecnologias de energia eólica e fotovoltaica. A principal razão para utilizar o cobre em sistemas elétricos é sua excelente condutividade elétrica. O cobre apresenta a resistência elétrica mais baixa entre todos os metais não preciosos.

Como é sabido, existem outros materiais que podem ser utilizados como condutores elétricos, uma vez que quase todos os materiais conduzem eletricidade em determinado grau. Mas, para se tornar um candidato sério a ser utilizado como condutor elétrico, um material deve combinar condutividade muito alta com algumas outras poucas, porém importantes, características mecânicas.

Os denominados supercondutores são materiais especiais que têm, em determinadas circunstâncias específicas, resistividade elétrica quase nula. Alguns dos materiais supercondutores comercialmente disponíveis atualmente são ligas de cobre. Os supercondutores devem ser operados a temperaturas muito baixas (cerca de -200 °C para alguns materiais) e isso é dificilmente viável em um grande sistema elétrico.

 No entanto, os supercondutores são úteis em circunstâncias específicas, por exemplo, em pequenos trechos em que deve ser transportada uma grande quantidade de energia elétrica ou onde o espaço é limitado, como são os casos de áreas urbanas com grande densidade de energia e subestações de transmissão.

2.1 Motores, Transformadores e Geradores.

O cobre é usado para a fabricação de bobinas de motores na forma de fio para pequenos produtos ou na forma de fitas para equipamentos maiores. Para pequenos produtos, como fios magnéticos, o fio deve ser forte o suficiente para suportar as trações e flexível o suficiente para evitar rupturas. As fitas devem ter uma superfície de boa qualidade, de modo que os esmaltes de isolamento não quebrem sob tensão.

Boa ductilidade é essencial para a fita ser processada e embalada e a resistência é necessária para suportar as tensões eletromecânicas elevadas que podem surgir em condições de curtos-circuitos. As propriedades necessárias para as bobinas de motores são semelhantes às que são necessárias para transformadores, mas com o requisito adicional de suportar a vibração mecânica e forças centrífugas sob temperaturas de trabalho.

[pic 4]

MOTORES ELÉTRICOS

[pic 5]

TRANSFORMADORES

[pic 6]

GERADORES

2.2 Renováveis Aquecimento solar

A combinação do cobre com a alta condutividade térmica, resistência à corrosão atmosférica e marítima, facilidade de fabricação, capacidade de selagem (união por solda), resistência mecânica e longevidade são apenas algumas das enormes vantagens que o cobre oferece sobre qualquer outro metal em aplicações de aquecimento solar.

[pic 7]

AQUECIMENTO SOLAR

2.3 A energia eólica

O principal uso do cobre em tecnologias de energia eólica está nos enrolamentos da bobina do estator e rotor que são partes do gerador, nos cabos de energia de alta tensão, bobinas de transformadores e aterramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com