TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VELOCIDADE DE CORTE CONCEITO

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 10

VELOCIDADE DE CORTE

CONCEITO

Velocidade de corte é a velocidade ideal para que uma ferramenta corte o material através de um movimento circular ou através de golpes linear.

É o espaço percorrido pela ferramenta cortando um material, na unidade de tempo.

Destacarei sua importância e utilização nos principais métodos de usinagem


TORNEAMENTO

 

CONCEITO

 

O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida, tanto em relação à forma como às dimensões.

 

[pic 1]

Principais partes de um torno paralelo ou universal

 

No torneamento, a matéria prima (tarugo) tem inicialmente a forma cilíndrica. A forma final é cônica ou cilíndrica. Na operação de corte a ferramenta executa movimento de translação, enquanto a peça gira em torno de seu próprio eixo.


[pic 2]

PARÂMETROS GEOMÉTRICOS

 

Principais movimentos:

 

[pic 3]

 

1 – Rotação da peça – CORTE

 

2 – Translação da ferramenta – AVANÇO

 

3 – Transversal da ferramenta – PROFUNDIDADE

 

Os Parâmetros de Corte

 

Para compreendermos melhor a interação entre a peça e a ferramenta precisamos entender os movimentos relativos entre elas. Esses movimentos são referidos a peça, considerando-a parada.

 

  • Movimento de Corte – 1: é o movimento entra a ferramenta e a peça, que, sem o movimento de avanço gera apenas uma remoção de cavaco durante um curso.
  • Movimento de Avanço – 2: é o movimento entre a peça e a ferramenta, que, junto com o movimento de corte, gera um levantamento repetido ou contínuo de cavaco durante vários cursos ou voltas.
  • Movimento Efetivo de Corte: é o resultado dos movimentos de corte e avanço realizados de maneira simultânea.

 

  • Movimento de Profundidade – 3: é o movimento entre a peça e a ferramenta no qual a espessura da camada de material a ser retirada é determinada de antemão.

 

As principais operações executáveis através de torneamento são:

 

Torneamento externo

[pic 4]

Torneamento interno

[pic 5]

Faceamento

[pic 6]

Sangramento

[pic 7]

Rosqueamento

[pic 8]

Recartilhamento

[pic 9]

FERRAMENTAS DE CORTE

 

Características

 

A principal característica que uma ferramenta de corte deve apresentar é a dureza a quente. Para trabalhar metais, os principais materiais usados são os aços especiais, o aço rápido (HSS) e o metal duro (numa escala crescente de dureza). Entretanto a maior dureza do metal duro é obtida em detrimento de sua tenacidade, resistindo menos a eventuais choques com a peça usinada.

 

 

Parâmetros geométricos – Ângulos da ferramenta de corte

 

[pic 10]

 [pic 11]

 

G - Angulo de Saída: tem influência direta sobre a direção do plano de cisalhamento. Quando o ângulo de saída diminui, aumenta o comprimento do plano do plano de cisalhamento, aumentando o esforço cisalhante e a potencia necessária ao corte.

 

B - Angulo de Cunha: depende do tipo de material, da peça, da ferramenta e do tipo de serviço. Para materiais de grande resistência ou serviços de desbaste aumenta-se o ângulo de cunha, facilitando dessa forma a dissipação de calor gerado no corte.

 

A - Angulo de Folga: depende do material a ser usinado. É menor para os materiais duros e frágeis e, maior para os materiais dúcteis.

Velocidade de Corte

Dependendo da operação, a superfície da peça pode ser deslocada em relação à ferramenta, ou a ferramenta é deslocada em relação à superfície da peça. Em ambos os casos, tem-se como resultado o corte, ou desbaste do material. Para obter o máximo rendimento nessa operação, é necessário que, tanto a ferramenta quanto a peça desenvolvam velocidade de corte adequada.

Velocidade de corte é o espaço que a ferramenta percorre, cortando um material dentro de um determinado tempo. Vários fatores influenciam na velocidade de corte:

  • Tipo de material da ferramenta;
  • Tipo de material a ser usinado;
  • Tipo de operação que será realizada;
  • Condições de refrigeração;
  • Condições da máquina, etc.

Nas máquinas-ferramenta em que o movimento de corte é produzido pela rotação da ferramenta ou da peça, determina-se o número de rotações por minuto (n) através de cálculo, ou com auxílio de gráficos ou diagramas. Depende da velocidade de corte (Vc) determinada pelas condições de usinagem e pelo diâmetro (d) da peça ou ferramenta, e é expressa em rotações por minuto: rpm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (669.2 Kb)   docx (422 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com