TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO

Trabalho Escolar: VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 5

Segundo o anexo 8 da Norma Regulamentadora de numero 15, “As atividades e operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, as vibrações localizadas ou de corpo inteiro, serão caracterizadas como insalubres, através de pericia realizada no local de trabalho”(p. 182), tendo essa como base os limites de tolerância definidos pela ISO (Organização Internacional para a Normalização) sendo a norma vigente para vibrações de corpo inteiro a ISO 2631 de 1997, que substituiu a norma anterior de 1985,

Segundo a ISO 2631 de 1978 há três tipos de exposições. Sendo o principal foco dessa norma a exposição de tipo B.

a) Vibrações transmitidas simultaneamente à superfície total do corpo e/ou a partes substanciais dele. Isto acontece quando o corpo está imerso em um meio vibratório. Há circunstâncias em que isto é de interesse prático, por exemplo, quando ruídos de alta intensidade no ar ou na água excitam vibrações no corpo.

b) Vibrações transmitidas ao corpo como um todo através de superfícies de sustentação, como os pés de um homem em pé, ou as nádegas de um homem sentado, ou a área de sustentação de um homem recostado. Este tipo de vibração é comum em veículos, em construções em movimento vibratório e nas proximidades de maquinário de trabalho.

c) Vibrações aplicadas a partes específicas do corpo, como cabeça e membros. Exemplos destas vibrações ocorrem por meio de cabos, pedais ou suportes de cabeça, ou por grande variedade de ferramentas e instrumentos manuais.

Generalizadas - (ou do corpo inteiro) . As lesões ocorrem com os operadores de grandes máquinas, como os motoristas de caminhões, ônibus e tratores. Consequências: Lesões na coluna vertebral; dores lombares.

Medidas de controle:

Para evitar ou diminuir as consequências das vibrações é recomendado o revezamento dos trabalhadores expostos aos riscos (menor tempo de exposição).

6.4. AMBIENTE VIBRATÓRIO

6.4.1. Definição:

A vibração é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue nenhum padrão determinado.

A vibração é definida por três variáveis: a freqüência (Hz), a aceleração máxima sofrida pelo corpo (m/s2) e pela direção do movimento, que é dada em três eixos (figura 3): x (das costas para frente), y (da direita para esquerda e z (dos pés à cabeça).

A vibração pode afetar o corpo inteiro ou apenas parte do corpo, com as mãos e os braços. A vibração do corpo inteiro ocorre quando há uma vibração dos pés (posição em pé) ou do assento (posição sentada).

O funcionamento de máquinas, veículos e a manipulação de ferramentas produzem vibrações que são transmitidas ao conjunto do organismo, mas de forma diferente, conforme as partes do corpo, as quais não são sensíveis as mesmas freqüências. Cada parte do corpo pode tanto amortecer como ampliar as vibrações. As ampliações ocorrem quando partes do corpo passam a vibrar na mesma freqüência e, então, dizemos que entrou em ressonância.

O corpo inteiro é mais sensível na faixa de 4 a 8 Hz, que corresponde a freqüência de ressonância na direção vertical (eixo z). Na direção x e y, as ressonâncias ocorrem a freqüências mais baixas, de 1 a 2 Hz. Os efeitos da vibração direta sobre o corpo humano podem ser extremamente graves, podendo danificar permanentemente alguns órgãos do corpo humano. As vibrações danosas ao organismo estão nas freqüências de 1 a 80 Hz, provocando lesões nos ossos, juntas e tendões.

As freqüências intermediárias, de 30 a 200Hz, provocam doenças cardiovasculares, mesmo com baixas amplitudes e, nas freqüências altas, acima de 300 Hz, o sintoma é de dores agudas e distúrbios. Alguns desses sintomas são reversíveis, podendo ser reduzido após um longo período de descanso.

O primeiro estudo quantitativo no assunto foi realizado por Goldmann e publicado em 1960. Os efeitos da vibração sobre o corpo humano podem ser extremamente graves. Alguns exemplos desses efeitos são:

visão turva - O efeito das vibrações sobre a visão é de grande importância uma vez que o desempenho do trabalhador diminui, aumentando, assim, o risco de acidentes. As vibrações reduzem a acuidade visual e torna a visão turva, ocorrendo a partir de 4 Hz.

2- perda de equilíbrio - Os indivíduos que trabalham com equipamentos vibratórios de operação manual, tais como martelo pneumático e moto serra, apresentam degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso.

3- falta de concentração;

4- danificação permanente de determinados órgãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com