TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De Corpo Inteiro

Artigo: Educação De Corpo Inteiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: Teoria e prática da educação física.5ª ed – São Paulo, Scipione, 2009. Coleçãopensamento e ação na sala de aula.

COMENTÁRIO DA OBRA

O que se pode observar da obra é que se trata de umaproposta teórica e prática a respeito da educaçãoinfantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. O livro foi escrito numalinguagem de fácilcompreensão pra o leitor, outro fator que falitaé adivisão por tópicos. Durante a obra sãio discutidas formas de como se trabalhar a educação física na infancia, porém é exposta a insatisfaçãodo autor com relação ao sistema de ensino, portanto ele propõe umaeducação de corpointeiro, buscando a superaçãodo dualismo corpo e mente existente nas propostas pedagógicas da escola.

“O conhecimento do mundo da criança nesse período depende das relações que ela vai estabelecendo com as outras e com as coisas”

É essencial que a criança se relacione como seu meio para que possa com ele pois sabemos que a criançadesenvolve habilidades quando se relaciona com a familia e amigos ao realizar brincadeiras descomprometidas , porém é na escola que será privilegiado a educação de corpo inteiro que irá resgatar a valorização de jogos e brincadeiras.

“Saltar um rio largo, atravessar uma ponte estreita, repartir a comida feita, são atividades que materializam, na prática, a fantasia imaginada, e que retornarão depois da prática em forma de ação interiorizada, produzindo e modificando conceitos, incorporando-se às estruturas de pensamento.”

No entanto é muito importante que seja resgatado na escola habilidades diárias que sejam materializadas de forma lúdica, com brincadeiras onde o educando terá a possibilidade de aprender realizando movimentos ativos e isso ajudará nos processos de aprendizagem tanto motora como psicológica.

“Uma educação pelo movimento seria, talvez, uma educação através do movimento?ou seja,recorreríamos a determinados movimentos para, por meio deles,educar algum outro aspecto que não motor”

Mesmo compreendendo a educação física como uma disciplina alicerçada nos movimentos, o autor coloca os não movimentos como parte dela, quando nos referimos a alongamentos e relaxamento.

“No que se refere ao aspecto cognitivo, em primeiro lugar deve-se levar em conta a organização do saber-fazer, o saber corporal base de toda cognição e fundamental na ação humana por toda a vida”.

A respeito de tal,o autor relata aimportancia do brinquedo infantil em virtude de ele ajuda a aperfeiçoar o acervo motor e isso o ajudará a cumprir as exigencias impostas pelo mundo e pelas relações sociais.

"Em relação aos jogos infantis, umas das características que os têm marcado, nas formas assumidas na escola e na iniciação esportiva, é a supervalorização do vencendor em detrimento dos perdedores"

Sabe-se a que a competição é inerente a exitencia humana, sempre houve e sempre haverá competição entre as pessoas, a´te porque isso gera uma certa motivação a seguir em frente, porém, o que sempre se deve lembrar é que na escola essa competição deverá ser moderada pra que as crianças não se sintão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com