TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO CRITICA DE UMA CIÊNCIA CHAMADA ENGENHARIA

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 14

VISÃO CRITICA DE UMA CIÊNCIA CHAMADA ENGENHARIA

Alexander Rossi de Oliveira

Artur Fabricio de Moura

José Roberto de Lima Santos

Michelle Batista Nogueira

Prof.ª Giovana Fernanda Dioniso

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharel em Engenharia da Produção (ENG0029) – Seminário Interdisciplinar I

27/11/2015

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo uma análise da obra Introdução à Engenharia – Conceitos, Ferramentas e Comportamentos de BAZZO e PEREIRA. No livro são discutidos desde a chegada do aluno à universidade, a história da engenharia, as origens da engenharia, o profissional engenheiro, a execução de um projeto, até as diversas áreas da engenharia. Verifica-se a importância da engenharia desde os tempos mais remotos até os dias atuais, e todos os processos que devem ser percorridos até a formação profissional. Qual o processo a percorrer para a execução de um projeto e sua definição, como ser um bom projetista.

Palavras – chave: Engenharia, Processos, Projeto

1 INTRODUÇÃO

        Ao chegar à universidade, o aluno precisa ter mudanças, inclusive de comportamento, para que consiga fazer melhor uso do que vai aprender durante o curso.

        Um bom profissional não é aquele que fica apegado apenas ao que aprendeu na universidade, mas é aquele que vai em busca de novos conhecimentos que se comunique e se expresse bem, se apresentando de forma clara.

A história da engenharia e da humanidade sempre caminharam juntas, observando que o crescimento das duas se dá principalmente de grandes crises ou catástrofes.

A engenharia está presente em tudo o que rodeia a vida do ser humano. Através de alguns fatores como formação profissional adequada, os estudantes de engenharia contribuem para o melhoramento da tecnologia e da ciência.

É de suma importância falar de criatividade na vida de um engenheiro, pois a partir daí que a capacidade de inventar trará bons frutos.

Durante o planejamento de um projeto, a tarefa de um engenheiro é modelar de maneira correta o problema, é buscar a melhor condição para um determinado trabalho. O que simboliza a engenharia é a sua capacidade de resolver problemas.

A engenharia está assim dividida: aeronáutica, agrícola, agrimensura, agronomia, alimentos, cartografia, civil, elétrica, florestal, industrial, materiais, mecânica, metalúrgica, minas, naval, pesca, produção, química, sanitária, têxtil.

O presente trabalho é sobre o livro Introdução à Engenharia – Conceitos, Ferramentas e Comportamentos, de BAZZO e PEREIRA. E tem por objetivo analisar o livro que está organizado em dez capítulos, da seguinte forma: Chegando à Universidade, Comunicação, Origens da Engenharia, O Engenheiro, Pesquisa, Criatividade, Modelos e Simulação, Otimização, Projeto e por fim Engenharias. Logo em seguida vem as Considerações finais e as Referências.

        A metodologia utilizada foi apenas a leitura do livro Introdução à Engenharia – Conceitos, ferramentas e comportamentos.

2 DESENVOLVIMENTO

É na universidade que as pessoas passam ótimos momentos em suas vidas. Ao chegar a universidade, o aluno depara-se com situações, que são algumas vezes, novas para ele, que podem fazer com que o objetivo principal, que é o de estudar, fique em segundo plano. Algumas dessas situações estão as festas, que ocorrem com muita frequência. Porém, não é para isso que o graduando entra em uma universidade. Ele está lá com o intuito de ter oportunidades de crescimento e principalmente intelectual. O processo de aprendizagem necessita de tempo e dedicação já que depende da disponibilidade interior de cada indivíduo.

De acordo com BAZZO e PEREIRA (2006) a qualidade de um curso não depende apenas dos professores, de laboratórios bem equipados, de boas bibliotecas e de salas de aula confortáveis. Depende muito da qualidade e da motivação do estudante que nele ingressa.

Dessa forma, o estudante precisa estar inteiramente motivado e disposto a passar por todo o processo de mudança que essa nova etapa de sua vida propõe.

Ao chegar à universidade, diferente do ensino médio, o estudante terá mais liberdade, autonomia e responsabilidade sobre seus estudos, por isso deverá dosar todas as tarefas exigidas, fazendo uso da melhor forma possível dos conteúdos que serão trabalhados durante todo o curso.

Existe uma grande diferença entre o ensino médio e o universitário, essa diferença está na relação entre o professor e o aluno. No ensino médio tem-se um professor fiscalizador, já na universidade, o professor torna-se um orientador. Daí, muitas vezes, a ideia que se tem do modelo ideal do professor universitário cai por terra. Porém, essa questão deve ser enfrentada de forma madura, ajudando muitas vezes a instituição a resolver esses impasses.        

         Na universidade é exigido muitas mudanças, inclusive comportamentais. O aluno chega à universidade ainda com a ideia de que existe uma maneira de estudar pouco e aprender tudo. É esse ponto de vista que deve ser tirado do pensamento do acadêmico.  

        Um bom profissional não é aquele que usa apenas o que aprendeu em seu curso superior mas aquele que utiliza os seus aspectos cognitivos, como memória e raciocínio, e também a disponibilidade de conquistar novos conhecimentos, incluindo o desejo de pesquisa e principalmente, o saber comunicar e expressar, apresentando seus resultados com eficiência e de forma clara.

                                           

“[...] O engenheiro precisa saber se comunicar. Aliás a comunicação, em especial a escrita, é parte inerente ao seu trabalho. Um engenheiro precisa expedir ordens para os seus subordinados nas hierarquias da empresa, realizar projetos para clientes ou órgãos financiadores, confeccionar relatórios para a direção da empresa, preparar manuais de utilização de produtos, divulgar seus trabalhos em congressos, seminários, revistas técnicas etc.” (BAZZO, PEREIRA, Cap. 2, p.45,2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com