TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA NA VIDA DE BRASILIO PATRIOTA DA SILVA - Resenha Crítica

Por:   •  23/11/2016  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

A ENGENHARIA NA VIDA DE BRASILIO PATRIOTA DA SILVA

Edison Flávio Macedo. – Brasília, DF: O CONFEA, 2013.

O artigo se trata de uma historinha sobre um professor chamado Brasilio, onde ele pensa e se pergunta sobre o porquê das tecnologias existirem, raciocina sobre seu funcionamento ao mesmo tempo em que avalia sua utilidade. O raciocínio de Brasilio nos remete a pensar sobre a importância da engenharia no nosso cotidiano, sobre as inúmeras facilidades que ela nos trouxe através da tecnologia. Facilidades essas que nos remete desde a informação diária, alimentação, locomoção e no aprendizado do dia a dia. Tecnologias que na maioria das vezes não paramos para pensar o quanto ela é agressiva ao meio ambiente, nem a nós mesmos, nem até que ponto ela pode nos alavancar no conhecimento, ao mesmo tempo em que pode regredir a mesma.

As características especiais da leitura deste artigo se remete a chamar atenção a profissão dos engenheiros, a sua importância para o desenvolvimento de uma nação tanto no desenvolvimento financeiro, como tecnológico, de meio ambiente, produção e de bem-estar social.

O texto nos exemplifica de forma clara à abrangência das engenharias e sua importância sócio econômica, trazendo as suas responsabilidades. A abordagem em que se trata da responsabilidade de seu uso nos mostra até que ponto o seu uso é benéfico, a quem trás a responsabilidade de seu uso e as leis de responsabilidade aos profissionais.

Trazendo de forma simples um novo olhar no uso da tecnologia, até que ponto ela e utilizada para o bem e até que ponto para o mal? Assim nos indagamos e refletimos sobre a complexidade de responsabilidades postas no uso da engenharia, seus inventos e facilidades que ela traz no cotidiano do ser humano e de uma sociedade como um todo.

A narrativa é simples e compacta, descrevendo de forma simples e clara os aspectos desejados na facilidade de leitura. Abrangendo todos os aspectos da engenharia, nos mostra de forma didática todos as facilidades, obstáculos, responsabilidades, utilidade e necessidade da engenharia no nosso cotidiano.

Por último se relata sobre a engenharia de trafego e a reponsabilidade dos governantes que ao invés de planejar anteriormente o trafego, o faz depois do caos abrindo a janela para outro paradigma que é os profissionais apadrinhados. Pessoas que entram em bons empregos sem a qualificação desejada, apenas por ser parente ou amigo de uma pessoa, tomando o lugar de verdadeiros especialistas da área.

Por último o texto fala sobre a omissão dos nossos governantes em referência a engenharia. Mostrando que os mesmo se utilizam de boas obras para sua auto promoção deixando de lado os verdadeiros feitores. Indo nomear o idealizador apenas quando um projeto da errado tirando de se toda responsabilidade.

O texto é bastante útil no que se refere a informação e ao levantamento de questionamento, o autor nos chama a refletir sobre vários temas que assolam a engenharia em nosso país. Como também nos mostra como ela é eficaz no nosso dia a dia trazendo a pauta para coisas que durante nosso percurso diário já se tornou banal, mas que tem um complexo processo de fabricação.

Nome: João Paulo Pereira Lucena.

Matricula: 201226585.

Disciplina: Introdução a engenharia.

Professor: Felipe Formiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (127.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com