TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho - Caso Alcoa

Por:   •  5/5/2021  •  Resenha  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Resenha Crítica de Caso SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B)

Caique Antônio de Almeida

 

                                                        Trabalho da disciplina: Introdução a                                                                                                                      ...........................................................Engenharia de Segurança do Trabalho

                                                 Tutor: Prof. Márcio Jorge Gomes Vicente

São Paulo, 08 de Abril de 2021


 SEGURANÇA DO TRABALHO NA ALCOA (B)

Referências: Steven J. Spear,   Havard Business School, 03/2000.

Esta resenha crítica relata o caso da empresa Norte Americana Alcoa, sediada em Pittsburg e uma das líderes mundial no seguimento de alumínio. A empresa que teve um aumento expressivo no faturamento desde a chegada de Paul O’Neil que assumiu o cargo de CEO em 1987, e tornou a área de saúde e segurança do trabalho como sua prioridade na empresa.

Hoje a segurança no ambiente de trabalho é uma preocupação global, devido os riscos de doenças e acidentes ocupacionais.
Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam hoje em dia, é se o crescimento da produtividade e dos lucros, podem acompanhar um ambiente de trabalho seguro e saudável,  e O’Neil provou isso que isso é possível.

Paul O’Neil à frente empresa, sempre enfatizou que seu objetivo era que a Alcoa alcançasse a meta de zero dias de trabalho perdido (afastamento de funcionários), e isso seria resultado de um ambiente de trabalho seguro. Em uma de suas citações ele frisava que o as decisões tomadas individualmente eram o mínimo, mas que coletivamente o resultado seria profundo.

A melhor condição de trabalho aos funcionários era muito importante como redução de ruído e alcançar o mínimo de Db possível, sinalização, EPI’s, sinalização, entre outros, mas que seria ainda mais importante a preocupação dos próprios funcionários com a segurança. Como toda mudança, esse planejamento de Paul O’Neil sofreu um certa resistência no início, mas foi sendo implantado no dia a dia da empresa.
A Alcoa investiu e criou uma rede de  computadores, e o CEO
insistiu que o primeiro pedido fosse para a geração de relatórios e revisão das medidas de segurança, e ele garantiu que todos os funcionários da Alcoa tivessem acesso a esses dados. Paul O'Neill queria que as pessoas fossem capazes de relatar problemas imediatamente, solicitar assistência quando necessário, e divulgar conquistas. Ele queria que elas entendessem que a segurança vinha primeiro, que não era uma consideração posterior. 
Ele queria que todos os funcionários tivessem confiança na empresa, a ponte de que se algo acontece a qualquer funcionário, a outra pessoa poderia informar imediatamente.

O valor subjacente por trás disso é de que a preservação da vida é importante, de que nos preocupamos com o outro. Quando você é regido por valores, você sabe o que fazer. . . . Devemos viver com nossos valores, porque a segurança não é um detrator para os lucros, é um adicionador. Disse o CEO da empresa.

A relação entre segurança e rentabilidade:

"Para melhorar a segurança, você precisa se envolver profundamente no processo de fabricação ou de negócios. Se você se envolver profundamente no processo, você descobre oportunidades para aumentar a qualidade e reduzir custos ". Disse Rick Kelso vice-presidente executivo de EHS da Alcoa.

O presidente
da Alcoa Alain Belda disse que quando você está concentrado na segurança, você está focando na questão de um negócio que afeta diretamente toda pessoa que trabalha para a empresa (Alcoa). Trata que todos os dias, você está falando sobre algo importante para cada funcionário. Você começa a falar sobre o indivíduo e pode usar isso para discutir o negócio como um todo. Alain Belda ainda disse que: "Este é o poder, não, é a responsabilidade da administração. Você pode dar às pessoas a estrutura para crer e pertencer, os valores pelos quais viver e os meios para viver por esses valores." 

Explicou um dos oficial de segurança  como o presidente da unidade de negócios para quem ele tornou a segurança sua prioridade.
“Ele colocou profissionais de segurança junto à aquelas pessoas que tomavam as decisões. Ele tem alguns dos melhores recursos. O presidente trouxe profissionais de fora para desenvolver habilidades de todos. Claramente, seu estilo de liderança definiu um modelo para outros gerentes seniores, pressionando seu cumprimento, mas puxando o comprometimento.”

Com todo planejamento, meta de zero dias perdidos de produção, e um ambiente de trabalho altamente seguro, gerou uma grande preocupação nos gerentes da empresa, pois o receio de um déficit na produção, e assim nos lucros da empresa era muito grande.

O’Neil conhece a irmã Mary Margaret em 1995, que em nome da ordem religiosa possuía 50 ações conta a Alcoa e pedia uma solução para as instalações das fábricas da empresa no México.
No próximo ano houve uma reunião entre membros executivos da empresa, irmã Mary e membros da CJM, e então foi detalhado as preocupações. O’Neil e Richard Green (presidente da unidade de negócios) achavam as que as alegações da irmã eram exageradas, e a Alcoa solicitou aprovação do SEC para omitir a proposta de procuração dos acionistas.
Em 10 de maio do mesmo ano, a irmã Mary participou da reunião dos acionistas e desafiou o CEO publicamente. Ao final da reunião, O’Neil  se reuniu em particular com irmã Mary para entender os fatos das alegações, mas descobriu que nenhum membro da CJM esteve em qualquer das instalações da Alcoa. Mas prometeu investigar e tomar as devidas ações corretivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (751.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com