TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”

Por:   •  28/3/2020  •  Resenha  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 6

                                                      [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC

                               

                             

                              JOSÉ GOMES DOS SANTOS JUNIOR

RÁILLA MUNIZ DOS SANTOS

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Senai Cimatec, como requisito parcial à terceira avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, realizado sob orientação do Prof. Mestre Gilney Tosta.

Salvador

2018

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAI CIMATEC

JOSÉ GOMES DOS SANTOS JUNIOR

RÁILLA MUNIZ DOS SANTOS

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: “A ENGENHARIA NO CONTEXTO SOCIAL: EVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTO”

Salvador

2018

De Luca, Marcelo A. S. et al. A engenharia no contexto Social: Evolução e Desenvolvimento. Gestão, Tecnologia e Inovação - Revista eletrônica dos Cursos de Engenharia. V. 2 n 1 , Abr/Nov 2018. ISSN 2595-3370. Disponível em: Acesso em: 29 Nov. 2018.

DE LUCA, Marcelo A. Sirqueira - Docente Unipet da cidade de Curitiba-PR. ROMANEL, Fabiano B. – Docente UniOpet da cidade de Curitiba-PR. SANCHES,  Giovanna H. M.- Graduando do curso de Engenharia de Produção da UniOpet da cidade de Curitiba-PR. GONÇALVES, Henrique S. - Graduando do curso de Engenharia de Mecânica da UniOpet da cidade de Curitiba-PR. GOTODELLI, Victor A., Moises, Izabela C., Oliveira, Jean M. B. – Graduando do curso de Engenharia Civil.

A sociedade moderna é composta por uma infinidade de profissões que em algumas situações, o conhecimento de uma se complementa com o de outra e assim se formam relações sociais pautadas pelo trabalho. Dentro deste contexto, por ser uma área vasta, a engenharia pode se correlacionar com diversas outras profissões, entretanto, ainda se há muitas duvidas acerca do que exatamente se faz um engenheiro e os impactos desta área na sociedade.

 O artigo “A Engenharia no contexto Social: Evolução e Desenvolvimento” têm como problemática a importância do engenheiro e da área de engenharia para a sociedade na evolução e no desenvolvimento, cujo principal o objetivo desta pesquisa é identificar e averiguar a influência desta profissão e área na inovação e no desenvolvimento da sociedade.

O objeto de estudo desta resenha divide-se em quatro partes. Na introdução, inicia-se fazendo uma relação entre a evolução humana e como a mesma está diretamente atrelada à evolução da engenharia explicando que, desde os primórdios, a humanidade se depara com situações problemáticas que necessitam de resoluções sendo então o papel do engenheiro fornecer caminhos para a resolução de tais problemas desde os mais simples até os mais complexos. Apresenta-se então que a problemática central do artigo é entender a importância do engenheiro e da engenharia na evolução da sociedade e para seu desenvolvimento social.

Já na segunda parte, os autores buscam entender o que é de fato a engenharia, trazendo o papel do engenheiro dentro da sociedade abordando definições de diversos autores que explicam que a função do engenheiro vai muito além de estudos das matérias exatas e naturais, que existe também um papel de cooperador indiretamente ou não com a melhoria das questões sociais. Destaca-se também nesta etapa que a engenharia pode ser aplicada nas mais diversas áreas e que um bom profissional desta área mantem-se sempre atento para a resolução de desafios.

Por estarem sempre em busca de melhores soluções, e serem profissionais diretamente ligados aos processos, melhoria de produtos e da produção, gestão de métodos produtivos e nas atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento os engenheiros possuem uma posição fundamental para os avanços tecnológicos. Por ser uma área multidisciplinar, na atualidade a engenharia trata-se de uma profissão de ampla aplicação sejam na área acadêmica, empresarial ou governamentais estando então presentes em vários segmentos da sociedade como na infraestrutura, saneamento, e grandes obras envolvendo planejamento, execução e controle.

Uma vez entendido o papel do engenheiro e sua atuação nas diversos setores, na terceira parte do artigo os autores buscam correlacionar à atuação destes profissionais e o impacto das mesmas sobre a sociedade utilizando como principal exemplo a área da engenharia civil e como as novidades tecnológicas do setor ao mesmo tempo em que maximizam lucros e reduzem custos e desperdícios, estimulam o desenvolvimento e a modernização do setor. Evidencia-se então que como a construção civil supre necessidades básicas como a moradia, avanços científicos nesta área reduzem o déficit habitacional e beneficiam famílias sem teto ou em situações de risco e sobreviventes de desastres, gerando um impacto social.

Observa-se neste capitulo que por muitas vezes é de função do engenheiro escolher entre os mais variados métodos de construção desde os tradicionais aos mais recentes e inovadores como, por exemplo, a impressão 3D que propicia uma construção de forma mais rápida, menos poluente e onerosa ou construção a seco que não geram resíduos, são leves e resistentes e com baixo impacto ambiental sem deixar de levar em consideração que uma moradia ideal deve ser confortável e segura.

 Na quarta parte do artigo, os autores trazem a importância da engenharia na evolução humana e no desenvolvimento social. Nota-se que esta área atua de maneira multidisciplinar buscando conceber soluções que atendam as necessidades e o bem estar da sociedade. Afirma-se que os feitos da engenharia só possuem significado quando remetidos ao proveito da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com