TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valvulas De Controle

Trabalho Escolar: Valvulas De Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de Exercícios 3

1) O que é um Elemento Final de Controle?É o elemento responsável pela modificação de valores diversos para que a a variável sobcontrole seja mantida no valor desejado.

2) Cite pelo menos 3 EFC conhecidos.Válvulas, bombas, motores, resistências elétricas, etc.

3) O que é uma válvula de controle?É um dispositivo cuja finalidade é a de provocar uma obstrução na tubulação com oobjetivo de permitir maior ou menor passagem do fluido por esta. Esta obstrução pode ser total* ou parcial, manual ou automática. Em outras palavras é todo dispositivo que atravésde uma parte móvel abra, obstrua ou regule uma passagem através de uma tubulação. Seuobjetivo principal é a variação da razão do fluxo.

4) Como uma válvula pode ser classificada segundo seu princípio de acionamento?Manual, auto-reguladora, controle.

5) Como podem ser acionadas as válvulas de controle?Pode ser acionada manualmente ou por ação de uma força auxiliar de acordo com ossinais do controlador.

6) Quais são os constituintes principais de uma válvula de controle?Corpo e atuador.

7) Quais são os constituintes do corpo de uma válvula de controle?Corpo propriamente dito, internos, castelo e flange inferior.

8) Quais são os elementos que compõem os internos de uma válvula de controle? Qual a principal função de cada um deles?Obturador - é o elemento vedante em formato de disco ou de contorno caracterizado quese move linearmente no interior do corpo obstruindo o orifício de passagem, de modo aformar uma restrição variável ao fluxo.Anel da sede - é o elemento em formato de anel no qual o obturador promove ofechamento da válvula de controle.

Pode ser fixado ao corpo por rosca ou solda, paraevitar o afrouxamento no caso de fluidos com grandes diferenças de temperatura deserviço.Guia do obturador – é através do sistema de guias que o obturador alinha-se a sede, possibilitando assim um perfeito encaixe das superfícies de assentamento. O guia deveresistir aos esforços laterais sobre o obturador provenientes das forças exercidas pelofluido do processo. Podem ter guia ‘superior’(válvulas de pequeno diâmetro), ‘superior einferior’(queda de pressão acima de 7kgf/cm²) , ‘na sede’(abaixo de 7kgf/cm²) ou nagaiola (quedas de pressão moderadas e altas, globo gaiola).

Bucha de guia -Gaiola – é uma peça cilíndrica e oca em cujo interior desloca-se o obturador, como sefosse um pistão. A gaiola possui determinado número de janelas, as quais distribuemuniformemente o fluxo ao redor do obturador. Serve como guia do obturador na maioriados desenhos deste tipo de válvula. Tais janelas apresentam formatos caracterizadossendo elas, em conjunto com a posição relativa do obturador, que proporcionam acaracterística de vazão, ao invés de ser o formato do obturador como na globoconvencional.

9) Quais são os tipos de deslocamento para uma válvula de controle?Deslocamento LINEAR, a válvula na qual a peça móvel vedante descreve um movimentoretilíneo, acionada por uma haste deslizante; enquanto que uma válvula de deslocamentoROTATIVO é aquela na qual a peça móvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com