TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens da energia nuclear

Artigo: Vantagens da energia nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Vantagens da energia nuclear

- Não há utilização de combustíveis fósseis;

- As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;

- Comparada as usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;

- As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás;

- Não contribui para o efeito estufa, ecologistas defendem à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global argumentando que particularmente áreas contaminadas por acidentes nucleares como a região de Chernobyl se tornam em parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.

- Em comparação com as usinas hidrelétricas, a usina nuclear apresenta a vantagem de não necessitar o alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perda de áreas de reservas naturais ou de terras agriculturáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas;

- Em relação à geração hidrelétrica há o fato de que a energia nuclear é imune às alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.

Desvantagens da energia nuclear

- Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;

- Possibilidade de construção de armas nucleares;

- Destinação do lixo atômico, o rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixo, mas representa um problema, pois os elementos contidos no combustível queimado, principalmente os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decairem em outros elementos e apresentam alta radioatividade, portanto é necessário que eles fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem interferência humana externa nem interferência ambiental (já que a inteferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamento dos elementos).

- Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;

- O plutônio 239 leva 24.000 anos para ter sua radioatividade reduzida à metade (meia-vida), e cerca de 50.000 anos para tornar-se inofensivo. Sua toxidade por inalação supera em cerca de 10.000 vezes sua toxidade por ingestão, e a aspiração de minúsculas quantidades deste elemento pode levar em médio prazo a uma morte por câncer de pulmão. Intencionalmente, com apenas um quilograma de plutônio239 seria teoricamente possível à extinção da população humana em longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com