TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA NUCLEAR

Casos: ENERGIA NUCLEAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 5

ENERGIA NUCLEAR

Utilização da energia Nuclear

Energia Nuclear é um tipo de energia liberada quando acontece uma reação, ou seja, a transformação do núcleo de determinados átomos provocando uma fissão nuclear que é a divisão do núcleo atômico.

O Urânio é um elemento amplamente utilizado nessa fusão nuclear.

A energia obtida em reatores nucleares pode ser utilizada para produção de energia elétrica através da reação controlada ou armas nucleares consideradas uma reação descontrolada porque as fissões ocorrem muito rapidamente.

Atualmente, vários países possuem usinas que produzem energia nuclear esta energia é considerada limpa, pois não polui o meio ambiente, porém o lixo radiativo deve ser armazenado em locais adequados, seguindo diversas normas de segurança.

O Brasil, possuí três usinas nucleares na cidade de Angra dos Reis, porém uma está desativada. A energia nuclear também é utilizada para a fabricação de bombas nucleares sendo que no passado algumas foram utilizadas pelos Estados Unidos, contra o Japão, no período que houve a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que causou destruição e milhares de mortes.

Pós e contras da utilização da energia nuclear

Pós

Atualmente existem aplicações de energia nuclear em várias áreas, sendo a mais próxima a nós utilizada na Medicina Nuclear.

Porém a população, no geral desconhece o tema quando se trata de energia nuclear, sendo que algumas vezes tendo certo pavor e até uma conotação negativa. A medicina nuclear é uma especialidade médica multidisciplinar relacionada com diagnósticos e terapêuticas, através do uso de radioisótopos como o Tecnécio-99( Tc-99), o Iodo-13(I-131) e o Samário(Sm-153) dentre outros.

O tecnécio -99, sendo utilizado para obtenção de mapeamento de danos fisiológicos do miocárdio, do funcionamento dos rins, pulmões e fígado.

O iodo-131 é usado no diagnóstico de doenças da glândula tireoide.

O Samário-153 é aplicado em pacientes com metástase óssea , para aliviar a dor.

Os exames que utilizam a energia nuclear são seguros, indolores e pouco invasivos, visto que o paciente recebe uma quantidade menor de radiação do que a radiação recebida em uma radiografia.

Todas essas aplicações de energia nuclear demonstram o quanto é útil sua utilização para saúde.

Também não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados e etc.

Não depende de sazonalidade de climática (nem de chuvas, nem de ventos).

Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera.

Grande disponibilidade de combustível.

É a fonte mais concentrada de geração de energia.

O risco de transporte do combustível é significativamente menos quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas.

Não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias.

De todas as vantagens citadas acima, a que mais chama atenção nos dias atuais é a que diz respeito a não emissão de gases que contribui para o efeito estufa. Outro fator determinante para o crescimento da energia nuclear é a grande quantidade e recursos disponíveis.

Contras

Acidentes Nucleares

A descoberta da energia nuclear foi considerada um sonho tornado em realidade, dado que era a solução perfeita para a crise energética que o mundo estava a enfrentar.

Mas infelizmente, ao longo dos anos, podemos verificar a ocorrência de muitos acidentes nucleares devido à falta de segurança das centrais de energia nuclear.

Na Ucrânia, em 26 de Abril de 1986, ocorreu o mais grave acidente de toda a história da energia nuclear.

Foi na central de Chernobyl, onde uma explosão no reator de número 4 expeliu para a atmosfera nuvens imensas de material radioativo. Esta explosão foi resultado de uma experiência , em que os operadores diminuíram a potência do reator nuclear para um nível inferior aos níveis mínimos de segurança. Ao mesmo tempo, desativaram o sistema que fazia a refrigeração do núcleo em caso de emergência.

Ao ocorrerem ás reações de fissão, o reator começou um processo de aquecimento e o vapor de água produzido não era liberado, o que originou um aumento descontrolado de energia no reator.

Para tentar reverter a situação desastrosa, os engenheiros que eram constituídos por uma equipe com pouca experiência nos testes, inseriram barras de controle de carbono a velocidade dos nêutrons. O resultado foi um nível de energia 100 vezes superior ao nível máximo, que fez explodir a blindagem do reator.

O Núcleo do reator fundiu-se a nuvem de material radioativo que foi lançada para atmosfera.

Na Pensilvânia, na central nuclear Three Mile Island, também ocorreu um grave acidente nuclear de manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com