TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS DA ENERGIA NUCLEAR

Ensaios: CARACTERISTICAS DA ENERGIA NUCLEAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  6.010 Visualizações

Página 1 de 4

Caractéristicas da produção de energia nuclear

A energia nuclear é considerada a energia do futuro, sua produção parte do princípio da fissão do núcleo atômico. Com o alto do valor do petróleo e com uma futura escassez dos recursos naturais, a geração de energia nuclear é um investimento para o futuro, sua geração em quantidade é significativa, existe uma grande disponibilidade de urânio no mundo, a principal matéria-prima utilizada no processo, com isso 14% da produção global de eletricidade é obtida com a energia nuclear, várias iniciativas buscam elevar essa capacidade de geração a 24%.

A geração da energia nuclear não se dá através da queima de combustivéis fosséis como carvão ou petroleo e sim devido a fissão dos átomos de urânio. E o uso de combustíveis fósseis (petróleo e carvão) poluem o meio ambiente e suas reservas não são renováveis - o dióxido de carbono é um dos responsáveis pelo aquecimento da Terra, enquanto os reatores nucleares, em funcionamento normal, não emitem esse gás.

Em geral, usinas nucleares são mais complexas e caras para serem construídas que as usinas que utilizam fósseis como combustível (Porém o custo do combustível de usinas nucleares é significamente baixo). No balanço, a energia de combustível é tão grande que a eletricidade nuclear é mais barata que fóssil para a maioria das nações. Para os países industrializados da Europa e Ásia, a diferença no custo é tão grande que a geração de energia nuclear acaba predominando.

Países com grande potencial hidrelétrico, como por exemplo, o Brasil, a energia nuclear também apresenta uma vantagem sobre a geração hidrelétrica pois não necessita do alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, assim evitam a perda de áreas de reservas naturais e também boa parte do combustível nuclear utilizado é reprocessado tornando possível a sua reutilização como combustível.

O problema maior, sem dúvida, é o risco de acidente. Isso pode causar impactos no ambiente e ameaçar a vida humana por causa da radioatividade, que socializa o ônus do acidente para todos os países, uma vez que não é possível conter sua repercussão pelo ar ou água.

Há também a questão dos restos deixados pelas industrias, o chamado lixo nuclear deve ser monitorado durante milhares de anos, pois ele permanece ativo por muito tempo. Jogando-o em qualquer lugar, pode trazer sérios riscos ao meio ambiente e a vida humana.

Passando por diversos problemas e reafirmações, a energia nuclear parece sempre viver um período de grande polêmica, após outro de relativa calmaria.

O primeiro fim a que essa forma de energia foi dedicado foi a bomba nuclear. Nesse processo, claro, a fissão nuclear não é controlada e gera grande destruição.

Posteriormente, já dominando formas de controlar a emissão de energia por urânio, por exemplo, a energia nuclear surge como a solução para as grandes distâncias entre a geração de energia elétrica e os grandes centros consumidores, logo sofreu o golpe do acidente nuclear de Chernobyl no ano de 1986. Chernobyl – incêndio e o vazamento de radiação na usina ucraniana, na extinta União Soviética, com milhares de feridos e mortos, podendo a contaminação radioativa ter causado 1 milhão de casos de câncer nos 20 anos seguintes. As consequências desse catastrófico acidente, resultado da explosão de um dos reatores da usina, são sentidas até hoje na região que ainda apresenta elevados níveis de radioatividade.

Desde então, elevados investimentos pareciam tornar essa energia uma alternativa de fato viável e segura. Entretanto, o terremoto que atingiu o Japão derrubou uma série

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com