TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Sistêmica

Trabalho Universitário: Visão Sistêmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Visão sistêmica é a forma de entender a organização como sendo um sistema integrado inclusive em a sociedade, justamente por ser um sistema integrado, o desempenho de um componente pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas. Para se ter uma visão sistêmica nas organizações deve se levar em conta o modelo de excelência da gestão, marca registrada que envolve liderança, estratégias, planos, pessoas, processos, clientes e sociedade ou seja ele alinha de forma harmônica e integrada pessoas com processos voltados para geração de resultados e conhecimento para organização, esse modelo também envolve a liderança, enquanto gestor exige que a empresa seja capaz de atender as necessidades de seus clientes bem como satisfazer as necessidades da sociedade e das comunidades com as quais interage sempre agindo de forma ética.

Os sistemas são normalmente distinguidos em dois tipos: os sistemas fechados e os sistemas abertos. O sistema fechado é aquele em que não existe nenhum tipo de relacionamento entre ele e o ambiente em que está imerso. O sistema aberto é aquele onde quase a totalidade dos sistemas sociais se identificam, sendo caracterizado por estabelecer uma inter-relação com todo o ambiente que o rodeia.

Cada sistema é composto por subsistemas ou componentes que se integram a um macro sistema. O todo formado por um sistema é superior ao somatório puro e simples das partes que o constituem. Os sistemas transformam entradas em saídas, numa relação dinâmica com o ambiente que, por sua vez, pode ser mais ou menos profunda, dependendo da permeabilidade das fronteiras.

A entropia de um sistema pode ser diminuída ou até mesmo se tornar negativa, à medida com que a ordenação cresce. Um sistema aberto pode encontrar seu pontode equilíbrio com o ambiente ao seu redor, resultando em um

valor máximo de entropia, que em linhas gerais significa o desaparecimento do próprio sistema e o início de um equilíbrio dinâmico.

Os sistemas recebem permanentemente os resultados de suas ações, ao que se chama de feedback e pode assumir valores positivos, quando a rota ou caminho adotado segue o planejado ou desejável, e valores negativos, quando há desvio dos objetivos inicialmente traçados.

A visão sistêmica enfim é o olhar que permite enxergar de modo claro cada processo e cada negócio, é a visão do todo buscando a excelência naquilo que diz respeito a organização tanto no que se refere as coisas, produtos, por exemplo: marca, imagem, talentos, contemplando todas partes interessadas.

Um gerente bem preparado precisa ter a visão de como cada setor depende dos demais e de que forma a empresa com um todo atue no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com