TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral da camada de sessão

Tese: Visão geral da camada de sessão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Tese  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

Camada de sessão

Cuida dos processos que controlam a transferência dos dados, cuidando dos erros e administrando os registros das transmissões.

De acordo com Gallo e Hancock 1 esta camada é vista como responsável por coordenar o fluxo dos dados entre nós. Nela são implementadas regras para sincronização das trocas de mensagens, e por averiguar quais procedimentos a serem tomados em caso de falhas. Intercala as camadas de Apresentação e Transporte, a quais se comunicam diretamente com ela.

Após os pacotes de dados fornecidos pelas quatro camadas inferiores trafegarem pela camada de transporte, eles serão transformados em sessões pelo protocolo da camada 5 ou pela camada de sessão OSI. Isso é feito ao implementar diversos mecanismos de controle. Aqui, você irá aprender sobre esses mecanismos, incluindo contabilidade, controle de conversação, isto é, a determinação sobre quem pode falar e quando, e a negociação do parâmetro de sessão. Este capítulo também descreve como a camada de sessão coordena os pedidos e respostas de serviço que ocorrem quando os aplicativos se comunicam entre hosts diferentes. Você vai aprender sobre os processos que ocorrem enquanto os dados trafegam pela camada de sessão, como, por exemplo, o controle de diálogo e a separação de diálogos que possibilitam aos aplicativos se comunicarem entre a origem e o destino.

1 - Visão geral da camada de sessão[editar]

Os processos de rede geralmente ocorrem em menos de um segundo, tornando-os difíceis de serem "vistos". Ao usar analogias, você pode entender mais claramente o que acontece durante esses processos. A analogia a seguir ajuda a explicar a camada de sessão: Você acabou de discutir com um amigo. Agora, você está se comunicando com ele (referindo-se, aqui, como uma "sessão de comunicação" ou "sessão") para discutir a situação da amizade de vocês. Você está usando o recurso Instant Mail no America On Line (AOL) ou um Internet Relay Chat (IRC). Entretanto, há dois problemas que podem interferir na sua sessão. O primeiro problema é que suas mensagens podem se cruzar durante a conversação. Vocês dois podem digitar mensagens exatamente ao mesmo tempo, interrompendo um ao outro. O segundo problema é a necessidade de interromper (para salvar a conversação atual como um arquivo) ou de verificar a conversação anterior de cada um (para obter pistas da razão da discussão) ou de ressincronizar a comunicação depois de uma interrupção. Para resolver o primeiro problema, você deve estabelecer um protocolo ou um conjunto de protocolos que ditem as regras de comunicação entre vocês. Isso significa que cada um de vocês deve concordar com um conjunto de regras a serem usadas durante a conversação (ex.: o revezamento para o envio de mensagens para evitar que um interrompa o outro). Isso é conhecido como comunicação alternada de mão dupla. Outra solução é que cada pessoa possa digitar sempre que desejar, independentemente de quem estiver transmitindo, e você presume que mais informações estejam sempre a caminho. Isso é conhecido como comunicação simultânea de mão dupla. Para resolver o segundo problema, vocês devem enviar um ao outro um ponto de verificação, que significa que cada pessoa deve salvar a conversação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com