TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Válvula pneumática

Artigo: Válvula pneumática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

VÁLVULA PNEUMATICA

Os cilindros pneumáticos, componentes para máquinas de produção, para desenvolverem suas ações produtivas, devem ser alimentados ou descarregados convenientemente, no instante em que desejarmos, ou de conformidade com o sistema programado.

Portanto, de acordo com o seu tipo, as válvulas servem para orientar os fluxos de ar, impor bloqueios, controlar suas intensidades de vazão ou pressão.

Nos circuitos pneumáticos existem elementos de sinais, de comando e de trabalho. Os elementos emissores de sinais e de comando influenciam no processo dos trabalhos, razão pela qual são denominadas válvulas.

As válvulas são elementos de comando para partida, parada e direção de regulagem. Elas comandam também a pressão ou a vazão do fluido armazenado em um reservatório ou movimentado por uma hidro-bomba. A denominação válvula é válida considerando-se a linguagem internacionalmente usada para tipos de construção como:

registros, válvulas de esfera, válvulas de assento, válvulas corrediças, etc.

Esta é a definição da norma DIN/ISO 1219, conforme recomendação da CETOP(Comissão Européia de Transmissões Óleos-Hidráulicos e Pneumáticas).

Segundo suas funções as válvulas se subdividem em 5 grupos:

Válvulas direcionais, Válvulas de bloqueio, Válvulas de pressão, Válvulas de fluxo (vazão), Válvulas de fechamento.

VÁLVULA DE BLOQUEIO

Destinam-se apenas a estabelecer ou interromper o fluxo, ou seja só devem

trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas.

• Válvulas de gaveta

Uma válvula de gaveta é uma válvula que se abre levantando uma porta/cunha (o dito "gaveta") redonda ou retangular para fora do trajeto do fluido.

A característica distinta de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (também chamada "obturador") e o sua sede ("berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas frequentemente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a menos que elas sejam projetadas especificamente para esse propósito.

• Válvulas de macho

São válvulas caracterizadas por possuírem uma peça cônica com uma passagem transversal de seção retangular ou trapezoidal que se encaixa no corpo da válvula, e de tal modo que, quando o eixo geométrico do orifício coincide com o eixo do tubo, o escoamento é máximo. Com uma rotação de 90° a válvula fica completamente aberta ou fechada.

As de tipo mais simples, de macho engaxetado, são utilizados para operações "liga-desliga" de manobra rápida em instalações de água, óleo, ar e líquidos densos ou com sólidos em suspensão, descargas de caldeira etc, com pressões de serviço de até 8,8 kgf.cm2 a 40° C, com flanges.

• Válvulas de esfera

Válvula esfera possui esse nome devido seu obturador ser em forma esférica vazada onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à tubulação. Quando fechada, seu furo fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem.

É a melhor opção quando precisa de um bloqueio ou uma abertura rápida, devido sua agilidade de operação. Possui uma ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e possui uma perda de cargas praticamente desprezível. Não recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido à forma esférica de seu obturador.

• Válvulas de comporta

Uma válvula de comporta desliza para cima e para baixo dentro tubo realizando movimento de abertura e fechamento. Uma válvula de comporta totalmente aberta ou fechada não é adequada ao uso para controlar pressão, o dano pode ser causado a partir do líquido se a válvula estiver parcialmente fechada, cria-se uma pressão mínima de queda quando está aberta. Elas são frequentemente utilizadas como a primeira válvula de uma canalização, também para o sistema doméstico de água.

As válvulas de comporta são ideais para o isolamento dos fluxos de finalidades gerais, bem como para aplicações de alta pressão e alta temperatura com nenhuma operação frequente. Por esta razão, a operação manual é típica e, geralmente realizada através da montagem de um volante manual multi-giros, ativadores pneumáticos, mecânicos e eléctricos também estão disponíveis.

VALVULA DE PRESSÃO

Válvulas que Controlam a Pressão de Montante.

• Válvulas de segurança e de alívio:

As válvulas de segurança são utilizadas para proteger equipamento e instalações industriais contra sobrepressão de ar, água, vapor, gases, fluidos viscosos e produtos químicos em geral.

• Válvulas de contrapressão:

Em relação a um purgador ou a uma válvula, a 'contrapressão' é a pressão logo após o purgador ou válvula. Em outras palavras, a 'contrapressão' é a saída ou a pressão secundária do purgador ou da válvula. A diferença entre a pressão (primária) de entrada e a 'contrapressão' de um purgador é a 'pressão diferencial' para a operação.

• Válvulas de excesso de vazão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com