TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wake On Lan

Artigos Científicos: Wake On Lan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Wake-on-LAN, ou sua abreviatura Wol, é um padrão desenvolvido pela AMD em 1996 para rede Ethernet que permite que um computador seja ligado ou “acordado” por uma mensagem de rede. A mensagem pode ser enviada por um simples programa, executado por outro computador na rede local ou remotamente.

O padrão Wake on Lan é uma implementação na placa-mãe do computador; sendo assim, independe da ação do sistema operacional para controlar seu comportamento. Para ser utilizado, o Wake on Lan deve ser ativado na seção Gerenciamento de energia, no utilitário de configuração da BIOS. Pode ser necessário configurar a ativação de energia na interface de rede quando o computador for desligado.

Um “Magic Packet” trabalha em UDP e deve ser encaminhado na rede via broadcast (já que o computador está desligado) com o mac-address do computador a ser ligado. No payload desse pacote vem o mac-address do alvo 16 vezes. Quando a placa reconhece esse pacote ela liga!

Para computadores que estejam em outra rede (ou internet), é preciso habilitar no roteador onde se encontra a rede do computador alvo o “ip directed broadcast” para habilitar broadcast na rede (geralmente bloqueado para evitar ataques)

A maior vantagem do uso está no aumento das possibilidades de domínio de administração remota dos sistemas. Onde é possível ligar remotamente o computador, realizar atividades de manutenção como instalações e atualizações e após realizar o serviço, desliga-lo.

Como pode ser ativado remotamente, também é visto como uma fraqueza sob o ponto de vista da segurança já que quando um sistema desligado é imune a ataques remotos. Para impedir a ativação remota por pessoas não autorizadas pode-se aplicar duas técnicas: filtrar o endereço MAC de origem e definir uma senha de ativação.

2. Configuração da Bios

Para ativar o Wake-on-LAN no BIOS, siga essas etapas:

1. Inicie o computador.

2. Pressione a tecla F2 (ou equivalente) para acessar a configuração do BIOS.

A configuração do BIOS abrirá.

3. Abra a aba Power.

4. Ative a opção Wake-on-LAN.

5. Salve e saia da configuração do BIOS.

Nota: se não a opção de ativar o Wake-on-LAN no BIOS, verifique o manual da placa mãe para garantir que ela suporta o recurso Wake-on-LAN

2.1 Configurações da placa de rede

A placa de rede do computador deve ser configurada de maneira que ela receba energia elétrica permanentemente. Pode ser necessário ajustar as propriedades da placa de rede para isso.

Nota: é preciso ter direitos de administrador para esse processo.

Nota: a configuração da placa de rede pode variar de acordo com o tipo de cartão de rede e da versão do sistema operacional. Para ativar o Wake-on-LAN para a placa de rede do Windows, siga os passos seguintes:

1. Inicie o computador.

2. Abra o Painel de controle.

3. Clique em Sistema e segurança.

4. Em Sistema, clique no link Gerenciador de dispositivos, a janela Gerenciado de dispositivos abrirá.

5. Em Adaptadores de rede, selecione a opção Propriedades no menu de contexto (botão direito do mouse) da placa de rede, a janela Propriedade de placa de rede abrirá.

6. Abra a aba Gerenciamento de energia.

7. Ative a opção Permitir que esse dispositivo acorde o computador.

8. A placa de rede do computador agora suporta a funcionalidade Wake-on-LAN.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »