TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows Server 2003

Trabalho Escolar: Windows Server 2003. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 6

Visão Geral da Administração do Windows Server 2003

O Microsoft Windows Server 2013 foi um grande avanço na confiabilidade, disponibilidade e maneabilidade. O sistema operacional não foi apenas mais versátil do que seus predecessores, mas também se baseia nos revolucionários conceitos de administração e gerenciamento de sistemas introduzidos com o Windows 2000, incluindo os seguintes:

Serviço de diretório Active Directory – Um serviço de diretório extensível e flexível que utiliza uma nomenclatura baseada no sistema de nomes de domínio (DNS) padrão da Internet.

IntelliMirror – Recursos de gerenciamento de alteração e configuração que suportam o espelhamento de dados do usuário e configurações de ambiente, assim como o gerenciamento centralizado de instalação e manutenção de software.

Arquitetura de segurança – A arquitetura apresenta implementações para cartões inteligentes, chaves de criptografia públicas e privadas e protocolos de segurança. Ela também dispõe de ferramentas para analisar a segurança do sistema e para aplicar configurações de segurança uniformes a grupos de sistemas.

Serviços de Terminal – Serviços que permitem a conexão remota e o gerenciamento de outros sistemas Windows Server 2003.

Windows Script Host ¬– Um ambiente de scripts para automatizar tarefas de administração comuns, como a criação de contas de usuário ou a geração de relatórios a partir de registros de evento.

Embora o Windows Server 2003 disponha de dezenas de outros novos recursos, cada um daqueles que acabamos de listar tem efeitos profundos no modo como você executa tarefas administrativas. Nenhum deles tem mais efeito do que a tecnologia Active Directory. Um perfeito entendimento das estruturas e procedimentos do Active Directory é fundamental para seu sucesso como administrador de sistemas Windows Server 2003.

Dito isso, a arquitetura de segurança do Windows Server 2003 também tem um efeito profundo sobre o modo como você executa tarefas administrativas. Por meio do Active Directory e dos modelos administrativos, você pode aplicar configurações de segurança nas estações de trabalho e nos servidores de toda a empresa. Assim, em vez de gerenciar a segurança em cada máquina, você pode gerenciar-la no âmbito da empresa como um todo.

Contudo, uma das maiores mudanças está relacionada ao realinhamento das famílias de produtos. Agora, os sistemas clientes estão organizados sob a capa do Windows XP e os sistemas servidores, sob a capa do Windows Server 2003.

Window Server 2003

A família de sistemas operacionais Windows Server 2003 consiste no Windows Server 2003, Standard Edition; Enterprise Edition; Datacenter Edition; Web Edition. Cada versão tem um propósito específico:

Windows Server 2003, Standard Edition – Projetado para fornecer serviços e recursos a outros sistemas em uma rede. É o substituto direto do Windows NT 4.0 Server e do Windows 2000 Server. O sistema operacional possui um rico conjunto de recursos e opções de configuranção. O Windows Server 2003, Standard Edition suporta até 4 gigabytes (GB) de memória Ram e 4 CPUs.

Windows Server 2003, Enterprise Edition – Amplia os recursos fornecidos no Windows Server 2003, Standard Edition, de modo a incluir suporte para serviço de cluster, serviços de metadiretório e serviços para Macintosh. Ele também suporta computadores baseados em Inte Itanium de 64 bits, memória RAM que pode ser substituída enquanto a máquina está operando e acesso não-uniforme à memória (NUMA). Os servidores com essa edição podem ter até 32 GB de memória RAM no x86, 64 GB Itanium e 8 CPUs.

Windows Server 2003, Datacenter Edition – O servidor Windows mais robusto. Possui recursos aprimorados de cluster e suporta configurações de memória muito grande, com até 64 GB de memória RAM no x86 e 128 GB no Itanium. Seu requisito mínimo é de 8 CPUs, podendo, no total, suportar até 32 CPUs.

Windows Server 2003, Web Edition – Projetado para fornecer serviços Web, distribuindo sites e aplicativos baseados na Web. Assim, essa edição de servidor inclui o Microsoft .NET Framework. O Microsoft IIS (Internet Information Services), o ASP.NET e recursos de balanceamento de carga na rede (NLB), mas não possui outros recursos, como o Active Directory. Na verdade, os úicos outros recursos importantes do Windows presentes nessa edição são o DFS (Distributed File System – Sistema de arquivo distribuído), o EFS (Encrypted File System – Sistema de Arquivos Criptografados) e a Área de trabalho remota para administração. O Windows Server 2003, Web Edition suporta até 2 GB de memória RAM e duas CPUs.

Funções do Servidor

Servidor de Aplicação – Um servidor que fornece serviços XML para Web, aplicativos para a Web e aplicativos distribuídos. Quando você configura um servidor com essa função, o IIS, o COM+ e o Microsoft .NET Framework são instalados automaticamente. Você também te a opção de adicionar as Extensões de servidor Microsoft FrontPage e ativar ou desativar o ASP.NET.

Servidor de DHCP – Um servidor que executa protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) e pode atribuir endereços IP (Internet Protocol) automaticamente a clientes na rede. Essa opção instala o DHCP e inicia o Assistente de novo escopo.

Servidor de DNS - Um servidor que executa o DNS resolve nomes de computador em endereço IP, e vice-versa. Essa opção instala o DNS e inicia o Assistente para configuração de servidores DNS.

Controlador de Domínio – Um servidor que fornece serviços de diretórios para o domínio e possui um armazém de diretórios. Os controladores de domínio também gerenciam o processo de logon e pesquisa de diretório. Essa opção instala o DNS e o Active Directory.

Servidor de Arquivo – Um servidor que fornece e gerencia o acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com