TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows Server 2008

Trabalho Universitário: Windows Server 2008. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Registros e Mensagens DNS[editar]

As informações sobre o DNS são armazenadas em zonas. Em uma zona pode haver informações sobre um ou mais domínios. As informações são adicionadas em uma zona do DNS, através da criação de registros de recursos (RR). Um RR corresponde a uma tupla composta basicamente de quatro elementos (nome, valor, tipo e TTL-Tempo de vida útil do RR) e ele fornece mapeamentos de hospedeiros para endereços IP. Cada mensagem de resposta DNS carrega um ou mais registros de recursos. Abaixo segue uma descrição dos principais tipos de RRs:

A: É o tipo mais utilizado, faz o mapeamento de um nome DNS para um endereço IP versão 4, de 32 bits.

Exemplo:

host1.example.microsoft.com. IN A 127.0.0.1

AAAA: Faz o mapeamento de um nome DNS para um endereço IP versão 6, de 128 bits.

Exemplo:

ipv6_host1.example.microsoft.com. IN AAAA 4321:0:1:2:3:4:567:89ab

CNAME: (Canonical Name)- Mapeia um alias (apelido) ou nome DNS alternativo. Por exemplo, suponha que o site da empresa esteja no servidor srv01.abc.com.br. Porém na internet, os usuários irão utilizar o nome www.abc.com.br. Neste caso basta criar um alias www que faz referência ao nome srv01.abc.com.br. Pronto, quando os usuários digitarem www.abc.com.br estarão acessando, na verdade, o endereço srv01.abc.com.br. Porém para o usuário, tudo ocorre transparentemente, como se o nome fosse realmente www.abc.com.br.

Exemplo:

www.abc.com.br. CNAME srv01.abc.com.br.

NS: É utilizado para relacionar um nome DNS com o seu dono, ou seja, o servidor que é a autoridade para o nome DNS. Ou em outras palavras, o servidor DNS onde está a zona primária associada ao nome.

Exemplo:

example.microsoft.com. IN NS nameserver1.example.microsoft.com

MX: Fornece informações utilizadas pelos servidores de e-mail, para o roteamento de mensagens. Cada host definido em um registro MX deve ter um correspondente registro do tipo A em uma zona válida, no servidor DNS.

Exemplo:

example.microsoft.com. MX 10 mailserver1.example.microsoft.com

Nota : O número de dois dígitos após o MX, é um indicativo da ordem de preferência quando mais de um registro MX é configurado na mesma zona.

PTR: É utilizado em zonas reversas, para fazer o mapeamento reverso, ou seja, o mapeamento de um número IP para um nome. Ao criar um registro do tipo A, em uma zona direta, você pode criar, automaticamente, o registro PTR associado, se já houver uma zona reversa configurada.

Exemplo:

10.20.20.10.in-addr.arpa. PTR host.example.microsoft.com.

HINFO: Utilizado para armazenar informações sobre o hardware do servidor DNS, tais como tipo de CPU, tipo e versão do sistema operacional e assim por diante. Estas informações podem ser utilizadas por protocolos como por exemplo o ftp, o qual utiliza procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com