TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Álgebra de Boole

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, trataremos brevemente sobre a origem da Álgebra de Boole, bem como sua importância para a atualidade no campo da eletrônica.

Trataremos também sobre a representação de uma função booleana em um circuito eletrônico, a equivalência de uma porta XOR (ou exclusivo) em portas mais simples, qual o método mais eficaz para que possamos simplificar funções booleanas. Veremos os postulados (axiomas) utilizados nas simplificações de funções booleanas e também um exemplo de simplificação.

Origem

Introduzida pelo matemático autodidata George Boole, é a álgebra que trata dos conceitos lógicos, mostrando que estes podem ser representados por equações lógicas. Na Álgebra de Boole existem apenas três operadores lógicos: AND (E), OR (OU) e NOT (Não). Apenas duas variáveis são utilizadas nesta álgebra, zero (falso) e um (verdadeiro), caracterizando assim o sistema binário, sendo que os resultados das expressões lógicas podem ser apenas verdadeiras ou falsas.

A Álgebra de Boole é a base da eletrônica digital, responsável pela lógica dos circuitos integrados através de “portas lógicas” tornando possível a implementação de qualquer função booleana da teoria à prática.

Simplificação de Circuitos

Utilizando os postulados (axiomas) são estabelecidas várias propriedades, como as já estudadas no primeiro bimestre na álgebra das proposições, propriedades estas que nos permitem escrever equivalências lógicas e assim estabelecer simplificações das funções booleanas, o que por sua vez diminui o custo do circuito lógico. Para verificar se a equivalência é verdadeira, usamos as tabelas-verdade. Segue a representação da porta lógica e sua respectiva função e sua tabela verdade:

A porta XOR (ou exclusivo) obtém-se de uma assossiação de portas lógicas, utilizando portas NOT, AND e OR, sendo: A’B + AB’.

Além da utilização dos postulados para a simplificação de circuitos, podemos utilizar uma técnica chamada de Mapa (ou diagrama) de Karnaugh em que relacionam-se as variáveis em um diagrama de acordo com a função que queremos simplificar, a equação que resulta após aplicarmos a técnica de simplificação pelo Mapa de Karnaugh é a equação mais simples possível. Esta técnica é muito eficaz a medida em que tratamos um número maior de variáveis com expressões lógicas mais complexas.

Seguem aqui os postulados utilizados para realizar a simplificação de funções booleanas:

Segue agora um exemplo de simplificação utilizando alguns axiomas acima:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com