TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

George Boole

Trabalho Universitário: George Boole. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

George Boole

1. Vida

Nascido em Lincoln, Inglaterra, George Boole vem ao mundo no dia 2 de Novembro de 1815. Filho de sapateiro, não teve condições financeiras para investir em uma boa formação primaria. Fato este facilmente superado devido a sua grande determinação.

De inicio interessava-se muito por línguas, o que o levou a ter aulas particulares de latim com o livreiro da região. Muito aplicado, já aos doze anos conseguia traduzir um Poema Lírico, do poeta Horácio. Suas grandes capacidades foram crescendo, e aos 16 anos já era Professor Assistente, cargo ocupado ate ele fundar sua própria escola em 1835, com apenas 20 anos. Nesse período seus estudos a cerca das matemáticas já haviam começado, recebendo inclusive o encorajamento de Duncan Gregory, editor chefe de um jornal matemático, para ir estudar em Cambridge. Entretanto, preferiu continuar em seu pais, onde publicou em 1840 seu primeiro trabalho, sobre a Aplicação de métodos Algébricos, para a solução de Equações Diferenciais, recebendo como premio, em 1844, a medalha de ouro da Royal Society.

Em 1847 publica outra obra intitulada ‘The Mathematical Analysis of Logic’, buscando assim introduzir os conceitos de logica simbólica, e demonstrar como a clássica Logica de Aristóteles, poderia ser apresentada por equações algébricas. Este trabalho é fundamental para a construção e programação dos computadores eletrônicos iniciada cerca de 100 anos mais tarde.

George tornou-se rapidamente conhecido, e o suas ideias e trabalhos reconhecidos por todos. ‘Uma investigação sobres as leis do pensamento’ seria sua nova publicação em 1855. Ano em que se casa com Mary Everest, desse casamento nasceram cinco filhas.

Boole publicou ainda muitos trabalhos, e foi o primeiro a investigar a propriedade básica dos números, tal como a propriedade distributiva. Em 1864, com apenas 49 anos vem a falecer devido a uma forte pneumonia.

2. Álgebra booleana

Para descrever os circuitos que podem ser construídos pela combinação de portas lógicas, um novo tipo de álgebra era necessário, uma em que as variáveis e funções pudessem ter apenas valores 0 e 1. Do mesmo modo que existem funções em álgebra "comum", também existem funções na álgebra booleana.

Uma função booleana tem uma ou mais variáveis de entrada e fornece somente um resultado que depende apenas dos valores destas variáveis.

Como uma função de n variáveis possui apenas 2n conjuntos possíveis de valores de entrada, a função pode ser descrita completamente através de uma tabela de 2n linhas, cada linha mostrando o valor da função para uma combinação diferente dos valores de entrada. Tal tabela é denominada tabela verdade.

Hoje em dia a Álgebra de Boole, é aplicada na construção dos Computadores, sendo assim uma das razões fundamentais da revolução que os computadores estão a ter no mundo de hoje, aplica-se igualmente à pesquisa de Inteligência Artificial e na ligação dos telefones, entre muitas outras aplicações.

Boole foi e continua a ser considerado pelos colegas de profissão, e por todos aqueles que se dedicam à matemática, como tendo sido um homem genial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com