TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas Da Engenharia De Produção

Por:   •  5/7/2023  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

ÁREAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Engenharia da Produção: Essa é a área principal de atuação do Engenheiro de Produção. Ele pode planejar, projetar, implantar e gerenciar sistemas produtivos em diversos setores. Um exemplo de atuação seria o desenvolvimento de um layout de fábrica eficiente, considerando a disposição de equipamentos, fluxo de materiais e ergonomia, com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir custos de produção.

Logística: Neste campo, os engenheiros de produção gerenciam as atividades logísticas de uma empresa, como planejamento de rotas, gerenciamento de estoque e coordenação de movimentação de materiais. Um exemplo de ação seria a implementação de um sistema de gerenciamento de estoque em uma indústria destinada a reduzir os níveis de estoque e os custos associados, mantendo a disponibilidade do produto.

Pesquisa Operacional: Os engenheiros de produção podem usar métodos matemáticos e estatísticos para otimizar processos e tomar decisões estratégicas. Por exemplo, pode aplicar técnicas de programação linear para otimizar a alocação de recursos em uma cadeia de suprimentos, visando maximizar a eficiência e reduzir os custos logísticos.

Engenharia da Qualidade: Neste campo, os engenheiros de produção podem ser responsáveis ​​por controlar e garantir a qualidade dos processos e produtos. Um exemplo de ação é a implantação de um sistema de gestão da qualidade, como a ISO 9001, em uma indústria manufatureira, que estabelece procedimentos e padrões para garantir que os produtos atendam às especificações.

Engenharia de Produto: Os engenheiros de produção podem estar envolvidos no desenvolvimento de novos produtos ou na melhoria de produtos existentes. Por exemplo, ele poderia liderar uma equipe de projeto no desenvolvimento de um novo modelo de carro, coordenando todas as etapas desde o projeto inicial até a produção em massa, levando em consideração aspectos como custo, qualidade e tempo de produção.

Engenharia Organizacional: Nessa área, o Engenheiro de Produção pode atuar no projeto e na gestão de estruturas organizacionais. Um exemplo de atuação seria a reestruturação de um departamento de produção de uma empresa, redesenhando os fluxos de comunicação, distribuição de tarefas e responsabilidades, visando aumentar a eficiência e a colaboração entre os membros da equipe.

Engenharia econômica: Os engenheiros de produção podem estar envolvidos na análise de viabilidade econômica de projetos ou investimentos. Por exemplo, pode realizar estudos de custos, avaliar fluxos de caixa, calcular métricas financeiras e propor medidas para otimizar o retorno do investimento.

Engenharia de Trabalho: Os engenheiros de produção podem participar da análise e melhoria dos processos de trabalho. Por exemplo, ele pode usar a ergonomia para redesenhar uma estação de trabalho com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, reduzir o risco de lesões e aumentar a produtividade do trabalhador.

Engenharia de Sustentabilidade: Nesta área, os engenheiros de produção desenvolvem estratégias para reduzir o impacto ambiental dos processos produtivos. Por exemplo, pode implementar sistemas de gestão ambiental, identificar oportunidades para melhorar a eficiência energética, promover a reciclagem de resíduos e buscar alternativas mais sustentáveis ​​ao uso de recursos naturais.

Educação em engenharia de produção: Além de atuar como profissional, o engenheiro de produção pode exercer um papel importante na educação, como professor ou pesquisador. Ele pode lecionar disciplinas relacionadas à engenharia de produção, contribuir para o desenvolvimento de novos métodos de ensino e participar de pesquisas acadêmicas para avançar o conhecimento nessa área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com