TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Relações Humanas

Casos: Ética E Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 18

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATPS

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

LUANA DE FREITAS TRINDADE PAZINI RA:6790429704

LUANA DOS SANTOS FLORES RA:6506264340

MARCELO LUIS BEAUVALET MOREIRA RA:6700305791

RUBIA BOSGALUPE VALERIO RA:6788402103

SÉRGIO VILELA RA:6394232518

PROFESSOR DE ENSINO A DISTÂNCIA: Me.MAURÍCIO DIAS

PROFESSOR TUTOR DE ENSINO A DISTÂNCIA: EMERSOM GAINO

JUNHO DE 2013

POLO DE PELOTAS- RS

SUMÁRIO

Página

1. Introdução (Ética e Administração)

2. Ética Profissional

2.1 Sinopse do filme

2.2 Analise das situações

3. Conclusão

4. Referencias bibliográficas

Ética e Administração

Introdução:

Da ética Aristotélica para a Ética na sociedade brasileira atual, estudo reflexivo das transformações na conduta humana no campo ético, seja empresarial, profissional ou do senso comum. Objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e a moral em dois momentos da historia.

Contemporânea, neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para a conduta social, empresarial e profissional em prol de uma convivência em harmonia, justa e livre, porem se faz necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom censo sem ferir o outro ou a coletividade.

Os primeiros estudos sobre éticas partiram dos filósofos da cultura ocidental mais especificamente na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto da pesquisa para o discurso moral e político, como forma de enquadramento social, no âmbito de teorizar a finalidade e o sentido do viver humano, as bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral, e razões para a justiça e a harmonia das condutas.

O entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, dando assim diferentes conceitos e formas de alusão ao termo. Investigando a obra Ética a Nicômáco, de Aristóteles, e seus pensamentos sobre a ética, a conduta , a moral e a virtude, compondo uma relação com o cotidiano humano contemporâneo no Brasil, versando sobre a presença do fundamento ético e seus valores no meio social comum, empresarial e profissional.

ÉTICA: a palavra ética vem do grego Ethikós, que significa ¨modo de ser¨, trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo, é também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre a razões de se desejar a justiça e a harmonia e o sobre os meios de alcança-las. A moral esta mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. ( JAPIASSU; MARCONDES, 1996, P 93)

Ética filosófica, reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca na moralidade e consciência, e o meio de como alcanças esses valores morais.

A moral consiste num conjunto de comportamento e normas aceitos como validos nas relações humanas, e a ética, diferentemente da moral, trata de estudar sobre a aceitação de alguns comportamentos como legítimos, validos, considerando sempre outras morais pertinentes a aspectos pessoais e culturais.

Os homens tornan-se arquitetos, construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamos justos praticando atos justos. (ARISTÓTELES, II) Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, e enquanto tal pode afetar o nosso caráter, Os excessos prejudicam o homem social.

Virtude (lat. Virtus) em um sentido ético, a virtude é uma qualidade positiva do individuo que faz com que aja de forma a fazer o bem para si e para os outros, na filosofia moderna, a palavra virtude passou a designar a força da alma ou do caráter. Neste sentido moral, designa uma disposição moral para o bem, a coragem, a justiça, a lealdade. A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consiste em relação a nós, em uma medida, definida pela razão, conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta.

A virtude esta em nosso poder, do mesmo modo que o vicío, pois quando depende de nos o agir, também depende o não agir, e vice-versa, de modo que quando temos o poder de agir quando isto é nobre, também o de não agir quando é vil; e se esta em nosso poder o não agir quando isso é nobre, também esta o agir quando isso é vil, logo, depende de nós praticar atos nobres ou vis, e se é isso que se entende por ser bom ou mau, então depende de nós sermos virtuosos ou vicíosos. (ARISTÓTELES)

A sociedade brasileira nas ultimas décadas vem sofrendo grandes alterações, principalmente se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.Modificações estas que vem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos, no entanto seria aceitável, ou melhor seria cociente esta perplexidade, uma vez que está transformação se não foi por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita, portanto, vive-se em nosso pais em uma imensa e profunda crise moral e ética.

Desde a Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles discursou em seus pensamentos sobre a ética, principalmente em A Ética a Nicômaco, esta sendo a conduta virtuosa e moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com