TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Empresarial e Cultura Corporativa

Tese: Ética Empresarial e Cultura Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Ética Empresarial e Cultura Corporativa - Aula 1

A Ética é um tema muito importante para discussão nos dias atuais. Fala-se em Ética em todas as ações no cotidiano, nas escolas, nos governos, nas empresas, entre outros. Na verdade, a Ética permeia a vida e cada vez mais será exigida no comportamento de todos.

Da mesma forma, no âmbito empresarial, a Ética é encontrada permeando as relações entre empresas e os clientes.

Os padrões de avaliação de uma empresa são medidos agora com parâmetros éticos também porque se encontram no momento da avaliação da marca, imagem, prestígio e confiabilidade.

As boas práticas estão sendo cada vez mais valorizadas no mundo atual e, por isso, o relacionamento da empresa com seus clientes e fornecedores está sendo medido pelo seu comportamento ético.

Mas, é necessário, antes de aprofundar no mundo empresarial, estudar o conceito de Ética e suas articulações desde sua origem até os dias atuais.

De acordo com Coelho (2010), as regras Éticas são aquelas universais, ou seja, devem ser respeitadas por todos os integrantes da sociedade e sustentam valores que preservam a dignidade da pessoa humana e são esteios que impedem a transformação das pessoas em coisas ou em pessoas manipuladas.

Marilena Chauí (1997) comenta que, “do ponto de vista dos valores, a Ética exprime a maneira como a cultura e a sociedade definem para si mesmas o que julgam ser a violência e o crime, o mal e o vício e, como contrapartida, o que consideram ser o bem e a virtude. Por realizar-se como relação intersubjetiva e social, a Ética não é alheia ou indiferente às condições históricas e políticas, econômicas e culturais da ação moral”.

O termo Ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A Ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a Ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Além disso, a Ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos.

No estudo do campo ético, é comum afirmar que um dos seus requisitos é a presença de um agente, uma pessoa que conheça as regras sociais segundo as quais a sociedade se estrutura e cuja conduta esteja amparada na consciência de seus atos e se responsabilize por eles.

Segundo Lopes (2008), “as relações econômicas e políticas do mundo em que vivemos tendem a transformar homens em coisas e coisas em homens, fenômeno esse batizado por Marx como fetichismo

da mercadoria”. Nesse sentido, o autor discute, ainda, se os homens criam de fato as relações sociais ou se são elas que o criam e cita um fragmento do prefácio do texto ‘Contribuição à crítica da economia política’, escrito por Marx, em 1859, pelo qual se pode entender o ponto de vista de como a autonomia, a vontade e a liberdade das pessoas podem estar condicionadas à realidade social (MARX apud LOPES, 2008, p. 25):

Na produção social de sua existência, os homens entram em relações determinadas, necessárias, independentes de sua vontade; essas relações de produção correspondem a um grau determinado de desenvolvimento dado de suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica, a base real, sobre a qual se eleva uma superestrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com