TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Na Construção Da Imagem Corporativa

Dissertações: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Na Construção Da Imagem Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

1. Introdução

A Comunicação Empresarial se tornou fundamental dentro das empresas, por esta ter necessidade de se relacionar com vários públicos, pela concorrência acirrada, pela segmentação da mídia e pela introdução acelerada das novas tecnologias devido à globalização.

Por ser uma questão de suma importância, as empresas estão investindo nas comunicações interna e externa, criando e diversificando os seus canais de comunicação.

A motivação e desempenho dos seus colaboradores são úteis para a definição de melhores estratégias de gestão, sendo o fator humano fundamental para a comunicação. As informações têm que chegar de forma adequada a todos os seus colaboradores, as organizações devem investir na comunicação empresarial.

2. Comunicação Empresarial

2.1 Conceito

A Comunicação Empresarial consiste num processo de gerenciamento que integra todas as atividades orientadas para o relacionamento entre uma organização e os ambientes interno e externo. Sua responsabilidade fundamental é criar e manter fluxos de informação e influência recíproca entre a empresa, seus públicos de interesse e a sociedade em geral. Esta importância deve-se essencialmente ao fato de apenas através de uma comunicação efetiva ser possível:

1. Estabelecer e dar a conhecer, com a participação de membros de todos os níveis hierárquicos da organização, os objetivos organizacionais por forma a que contemplem, não apenas os interesses da organização, mas também os interesses de todos os seus membros.

2. Definir e dar a conhecer as decisões, planos, políticas, procedimentos e regras aceites e respeitadas por todos os membros da organização.

3. Efetuar a integração dos diferentes departamentos e permitir a ajuda e cooperação interdepartamental.

4. Desempenhar eficazmente o papel de influenciação através da compreensão e atuação em conformidade à satisfação das necessidades e sentimentos das pessoas por forma a aumentar a sua motivação.

2.2. Contribuição da Comunicação Empresarial

Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples feitor de tarefas (bom redator, bom entendimento com a mídia, excelente editor), aquele que trabalha com a Comunicação Empresarial deve ser um executivo, um dirigente, capaz de articular, taticamente, o esforço de comunicação da empresa ou instituição. Já que a comunicação é à base de qualquer processo administrativo dentro das organizações, é imprescindível que seja trabalhada de forma planejada. Pois isto faz com que ela tenha resultados extraordinários e positivos dentro da organização.

A motivação e integração do público interno é fator de extrema importância, e deve levar em consideração que sua família faz parte do processo motivacional, pois uma decisão tomada dentro da empresa a respeito de um funcionário tem conseqüência direta no convívio familiar.

Marlow (2008) afirma que a autoestima é derivada da habilidade e competência em ser a pessoa que se é, é gostar de si, é acreditar em si e dar valor a si próprio. Já a hetero-estima é o reconhecimento e a atenção que se recebe das outras pessoas. Para ser bem sucedido na comunicação interna este fator não pode ser desprezado, este relacionamento deve estar em perfeita harmonia para se tiver um resultado positivo dentro da organização. O mesmo deve acontecer ao desenvolver climas favoráveis entre os colaboradores, chefias e empresa.

Este relacionamento dentro da organização é relevante e de grande importância para um clima organizacional positivo e sadio, este mesmo clima deve estar ligado muito mais nos momentos de dificuldades da organização. No momento em que o conceito de organização sofrer desgaste, é aí que será necessária uma comunicação sólida e não nos momentos em que estiver tudo bem.

2.3. A Comunicação Empresarial nos dias de hoje

A partir dos anos 90, as empresas brasileiras viram surgir à sua volta públicos que querem saber não só de produtos e serviços, mas com claros objetivos de diálogo. Não é mais possível, principalmente para as instituições públicas, conceber e executar planos, propostas e programas isolados da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa. Neste momento é necessário para as empresas criarem uma filosofia e uma política que privilegie a integração dessas ações comunicacionais para fazer frente a essa sociedade afluente e ter acesso aos mercados complexos.

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica, suporte de administração para todas as atividades da empresa. Ela é a maior aliada das atividades de marketing e de recursos humanos quando trabalham profissionalmente valores como: missão, visão, valor, identidade, parceria, cooperação interpúblico e interempresa, e cidadania empresarial.

Devemos destacar que dentro de uma concepção moderna, a área de comunicação empresarial tem um papel importante na "administração de percepção" e na leitura do ambiente social da instituição. Nessa perspectiva deve contribuir para a análise dos planos de negócios da organização, identificando problemas e oportunidades no campo da comunicação.

3. Como se divide a Comunicação Empresarial

3.1. Comunicação Externa

É uma poderosa ferramenta para a empresa dialogar com a sociedade, dar satisfação de seus atos e conhecer expectativas. É um instrumento fundamental para construir e solidificar a imagem empresarial. Uma comunicação externa clara e definida é reconhecida como fator estratégico para o sucesso da corporação.

Para implantar uma política de comunicação externa em uma empresa, não basta definir princípios e traçar estratégicas, é preciso criar e implantar uma política de comunicação, e quase sempre, é preciso mudar mentalidades e a própria cultura da empresa, não apenas da alta direção, mas principalmente, da média gerência.

Essas mentalidades têm que mudar para que os funcionários de uma corporação, em todos os níveis, entendam a importância da comunicação para a empresa. É preciso haver a consciência de que a informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com