TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Dissertações: GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  5.308 Palavras (22 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 22

[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

HENRIQUE PACHECO CURY

MARCUS TONY GOMES REIS

MILENA SABINO DA CUNHA

PAULO CÉSAR GONÇALVES

THIAGO CAIRES FERREIRA

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Vitória da Conquista

2012

HENRIQUE PACHECO CURY

MARCUS TONY GOMES REIS

MILENA SABINO DA CUNHA

PAULO CÉSAR GONÇALVES

THIAGO CAIRES FERREIRA

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Gestão de Pessoas II

Orientadora: Profa. Samara Headley

Operações e Logística

Orientador: Prof. Thiago Nunes Bazoli

Estratégia de Marketing

Orientador: Prof. Alexandre Cabral

Administração da Produção

Orientador: Prof. Luiz Antônio Gabriel

2012

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3

2.0 DIAGNÓSTICO e ANÁLISE FUNDAMENTAL .................................................... 4

3.0 CONCLUSÃO…................................................................................................... 16

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 17

1.0 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa aprofundar os conhecimentos através da visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando interdisciplinaridade na gerência e na tomada de decisão. Este trabalho será realizado em uma empresa do ramo de estofados. A empresa Casa dos Estofados dispõe de um bom produto, de bom conforto a parte financeira se encontra bem, o que falta é estruturar o setor administrativo, visto que a empresa está passando por um momento de possíveis e boas oportunidades de crescimento. Serão analisadas todas as estruturas da empresa com o intuito de conhecer seus pontos fortes e fracos para que então possam ser sugeridos possíveis ajustes na administração da mesma.

Histórico da empresa

A Casa dos Estofados foi fundada em fevereiro de 1992, por dois irmãos, é uma empresa do setor moveleiro, especializada em sofás, que vem atuando no mercado regional há 20 anos, comercializando seus produtos para a Região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. Possui um parque fabril com 11.000 m² de área total, sendo 4.100 m² de área construída com capacidade de produção de 800 peças mês com 18 colaboradores diretos.

Comprometimento com o trabalho, ética e aprimoramento constante, são os alicerces que norteiam a construção da história da Casa dos Estofados. Desde sua fundação até os dias atuais, a empresa planeja suas ações de forma equilibrada aumentando sua participação no mercado gradativamente, através de uma administração atuante, buscando adequar-se às novidades e tendências do setor, procurando sempre uma melhoria contínua da qualidade nos acabamentos, aliados a um design inovador, tornando-os grandes diferenciais, na busca constante de superar as expectativas dos clientes, criando, produzindo e comercializando móveis com qualidade e funcionalidade.

Por tratar-se de uma empresa familiar, a administração é bastante participativa, buscando a valorização e crescimento da equipe de trabalho, tanto dos colaboradores da área produtiva, como administrativa e de vendas.

2.0 DIAGNÓSTICO e ANÁLISE FUNDAMENTAL

1) Estrutura Organizacional:

O Organograma é que mostra as relações de hierarquia, comando e divisão de responsabilidades dentro da empresa. A empresa Casa dos Estofados tem condições de se tornar líder de mercado em sua região, porém, é necessário que mudanças de caráter estrutural sejam feitas, a fim de possibilitar o crescimento e tornar a empresa mais competitiva.

É preciso que seja montada uma nova estrutura organizacional para melhor organizar a empresa e, consequentemente, cada setor seja responsável pela execução de suas tarefas e as realize com eficiência e eficácia.

De acordo com estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), existem vários tipos de modelos de estrutura organizacional. O mais adequado para a empresa Casa dos Estofados é a Estrutura Linear.

A Estrutura Linear é comum em empresas pequenas, onde não há diversificação do trabalho. Pouca especialização e trabalhos menos complexos. Total autoridade do chefe. Há centralização das decisões. As linhas formais de comunicação geralmente com fluxo descendentes.

Vantagens: Autoridade única, indicado para pequenas empresas, mais simples e econômicas, facilita a unidade de mando e disciplina e clara delimitação de responsabilidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com