TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICES ECONÔMICOS CDI FGTS PIB

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

UNIDADE ANTÔNIO CARLOS

ENGENHARIA

ÍNDICES ECONÔMICOS

CDI

FGTS

PIB

DIOGO FERNANDO GOMES – RA: 6445301467 – ENG. MECÂNICA

FABIO ADRIANO P. SILVA – RA: 6658350820 – ENG. MECÂNICA

FERNANDO TORRES BOSANI – RA: 6452337468 – ENG. PRODUÇÃO

GUILHERME DOS SANTOS MARTINS – RA: 6656392252 – ENG. MECÂNICA

KAIQUE MURINELI L. DOS SANTOS – RA: 6622315194 – ENG. PRODUÇÃO

LUCIANO VICENTE DA FONSECA – RA: 6443288500 – ENG. CIVIL

RAFAEL RODRIGUES REIS – RA: 6814012543 – ENG. PRODUÇÃO

RAMON RIBEIRO DE SOUZA – RA: 6658369904 – ENG. MECÂNICA

TIAGO TADEU RODRIGUES – RA: 627227299 – ENG. CIVIL

WENDERSON LUIZ DOS SANTOS – RA: 6655377414 – ENG. CIVIL

        

BELO HORIZONTE

2014

ÍNDICES ECONÔMICOS

CDI

FGTS

PIB

DIOGO FERNANDO GOMES

FABIO ADRIANO P. SILVA

FERNANDO TORRES BOSANI

GUILHERME DOS SANTOS MARTINS

LUCIANO VICENTE DA FONSECA

KAIQUE MURINELI L. DOS SANTOS

RAFAEL RODRIGUES REIS

TIAGO TADEU RODRIGUES

WENDERSON LUIZ DOS SANTOS

RAMON RIBEIRO DE SOUZA

Trabalho de Engenharia Econômica apresentado por; Diogo Fernando Gomes, Fábio Adriano P. Silva, Fernando Bosani, Guilherme dos Santos Martins, Kaique Murineli L. dos Santos, Luciano Vicente da Fonseca, Rafael Rodrigues Reis, Ramon Ribeiro de Souza,Tiago Tadeu Rodrigues e Wenderson Luiz dos Santos, como exigência do curso de graduação em Engenharia  da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte sob a orientação do professor  Roberto Martins

BELO HORIZONTE

2014


AGRADECIMENTOS

A DEUS Hoje, mais do que nunca, compreendemos a existência de uma força maior. Sabemos que essa força nos ajudou a seguir este caminho e nos fará seguir sempre em frente.

Aos MESTRES. Ser mestre não é apenas lecionar, ensinar não é apenas transmitir o conteúdo programático. Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. É transmitir a este os segredos da caminhada. Ser mestre é ser exemplo de dedicação, de doação, de dignidade pessoal e de amor.

Aos COLEGAS. Inicio de primeiro período, ninguém conhecia ninguém! Uma simples dinâmica na sala, e já foi o suficiente para podermos conversar um com os outros e começar uma amizade. Com o passar do tempo, no momento que um vai precisando do outro, seja para copiar uma matéria, para estudar em conjunto, ou para fazer uma aula prática, vamos conhecendo melhores as pessoas e criando uma amizade realmente verdadeira, para levar pra vida toda! Valeu todo esforço e sofrimento que passamos até aqui e tenho certeza que nós aprendemos muito um com os outros e ainda temos muito que aprender, afinal, ainda faltam 7 períodos.

Aos FAMILIARES. Quanto sufoco já passamos até aqui heim?! Ufa! Mas até que enfim estamos caminhando rumo ao nosso objetivo. E o que seria de nós sem o amor, o apoio (moral, psicológico e muitas, inúmeras vezes financeiras) de vocês? Nossos agradecimentos eternos, amamos vocês.

RESUMO

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador  efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, equivalentes a 8,0% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

O trabalhador pode utilizar os recursos do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda.

A importância dos recursos do Fundo para o desenvolvimento do país ultrapassa os benefícios da moradia digna, pois financiam, também, obras de saneamento e infra-estrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto sanitário.

O FGTS tem sido a maior fonte de recursos para a Habitação Popular e o Saneamento Básico.

Palavras chaves: FGTS, Trabalhador brasileiro.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        06

1. OS IDOSOS NO BRASIL        09

        1.1 – Envelhecimento        10

        1.2 - A Alterações Fisiológicas no Processo de Envelhecimento        12

2. A ATIVIDADE FÍSICA        14

3. ATIVIDADES FÍSICAS: BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA        21

4. A RECREÇÃO E O LAZER COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO        25

        4.1. Uma Terceira Idade bem sucedida, self e bem-estar subjetivo        26

CONSIDERAÇOES FINAIS        29

REFERÊNCIAS        31


INTRODUÇÃO

1. O FGTS

O FGTS é uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador que funciona como uma garantia para protegê-lo em caso de demissão sem justa causa. Os valores do FGTS pertencem exclusivamente ao trabalhador e, em algumas situações especiais, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (258.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com