TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PROBABILIDADE

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 8

2 ANALIZE DE PROBABILIDADE

A probabilidade permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a orientação de intervenções. É aquilo que torna possível lidar de forma racional com problemas envolvendo o impossível.

Uma aplicação importante na teoria das probabilidades no dia a dia é a questão da confiabilidade. No desenvolvimento de produtos de consumo, tais como automóveis e eletroeletrônicos essa teoria é utilizada com o intuito de se reduzir a probabilidade de falha que, por sua vez, está estritamente relacionada à garantia do produto. Da mesma forma quando, um gestor decide inovar e inserir um novo produto no mercado, este faz uma pesquisa e levantamento de dados, depois disso, verifica se será ou não vantajoso a inserção do novo produto.

Outro exemplo é o efeito nos preços do petróleo da probabilidade percebida de qualquer conflito mais abrangente no Oriente Médio – o que contagia a economia como um todo. A estimativa feita por um comerciante de comodidades de que uma guerra é mais (ou menos) provável leva a um aumento (ou diminuição) de preços e sinaliza a outros comerciantes aquela opinião.

Da mesma forma, as probabilidades não são estimadas de forma independente nem, necessariamente racional. A teoria de finança pessoal surgiu para descrever o efeito de tal pensamento em grupo (groupthink) na definição de preços, politicas, paz e conflitos.

Em suma, é razoável pensar que a descoberta de métodos rigorosos para estimar e combinar probabilidades tem tido um impacto profundo na sociedade moderna. Assim, pode ser de extrema importância para muitos cidadãos compreender como estimativas de chance e probabilidades são feitas e como elas contribuem para reputações e decisões, especialmente em uma democracia.

Da mesma forma, quando um gestor decide inovar e inserir um novo produto no mercado, este faz uma pesquisa e levantamento de dados, e depois disso, verificará se será ou não vantajoso a inserção do novo produto.

3 A ESTATISTICA E OS PROFISSIONAIS

Os conceitos estatísticos tem exercido profunda influência em praticamente todas as áreas do conhecimento humano, seja ajudando nos estudos das análises de dados, na busca de informações relevantes ou como elementos de comprovação científica de fenômenos relevantes. Isso faz com que o conhecimento sobre estatística não fique restrito apenas para profissionais da área de matemática e estatística.

Métodos estatísticos vêm sendo utilizado no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle de tráfegos, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. Cada vez mais as organizações, tem buscado profissionais que tenham conhecimentos estatísticos, além dos técnicos já necessários. Isso faz com que o conhecimento sobre estatística não fique restrito apenas para profissionais da área de matemática e estatística.

Nos dias de hoje a estatística é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que necessita analisar informações em suas tomadas de decisões diárias, seja no trabalho ou na vida pessoal. Conhecer e dominar alguns de seus métodos coloca o profissional em situação de vantagem no que se refere á competitividade e empregabilidade, além de proporcionar ás organizações que dispõem desses profissionais meios de igualmente de tornarem mais competitivas.

3.1 A ESTATISTICA E A TOMADA DE DECISÕES

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor ou executivo desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. Pois é fácil mentir usando a estatística, o difícil é falar a verdade sem usar a estatística.

No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatísticas. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Atualmente, as empresas têm procurado profissionais como executivos que tenham um nível de conhecimento de estatística alto, pois este conhecimento tem feito uma diferença grande nos processos decisórios em empresas.

A Estatística ajudará na seleção e organização das estratégias a serem adotadas no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com