TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Baixa Representatividade das Mulheres na Política

Por:   •  3/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

A baixa representatividade das mulheres na política

Em 1891, na primeira Constituição Brasileira, as mulheres não tinham direito ao voto, nem podiam ser candidatas aos cargos políticos. Desse modo, percebe-se que a baixa participação das mesmas na política, hodiernamente, deve-se às razões históricas, mais às suas consequências, como a desigualdade de gênero.

Segundo o filósofo Aristóteles: "a democracia surgiu, quando acreditou-se que todos eram iguais", ou seja, o príncipio do Estado Democrático de Direito é a equidade e, por isso, em um país que adota tal regime, espera-se que haja igualdade entre seus cidadãos, no entanto, sabe-se que a disparidade em meio aos homens e mulheres, ainda existe em diversas áreas, por exemplo: no ano de 2012, apenas 13% das funções do parlamento brasileiro eram ocupadas pelo sexo feminino, segundo a IPU (Inter-Parlamentary Union). Visto que, no século XIV, está ativo na política era um ato proíbido à parcela feminina da população, infere-se que as diferenças sociais e políticas no meio de ambos os gêneros é resultado de práticas de tempos passados, mas que persistem nos dias atuais.

Além disso, em 2015, a ONU (Organizações das Nações Unidas) fez uma pesquisa, na qual o Brasil foi considerado o país com a maior taxa de divergências sociais, entre os sexos masculinos e femininos, o que é resultante do número pequeno de mulheres ocupando posições diplomatas. De acordo com isso, nota-se os efeitos dessa pequena representatividade feminina na política brasileira, como: o salário feminino, que é 23% inferior aos dos homens (segundo a ONU) e, pode-se afirmar que, a falta de diversidade no governo brasileiro, faz com que as leis beneficiem a parte da comunidade melhor representada e exclua a minoria.

Por fim, o Governo Federal, junto aos meios midiáticos, devem criar uma campanha publicitária, que seja exibida em emissoras de televisões, pois muitas pessoas tem acesso à elas e, dessa forma, aos poucos sensibilize seus telespectadores a respeito da importância da isonomia entre os gêneros na política e, por fim, o Brasil se torne um lugar mais igualitário. Outrossim, agentes fiscais do governo brasileiro, realizando fiscalizações periódicas nas empresas, a fim de manter o salário entre homens e mulheres igual, reduziria as divergências entre ambos os sexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com