TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA  PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Por:   •  26/6/2019  •  Monografia  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU – FAI[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RANATA MORAES LAGO

A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA

 PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

CAXIAS-MA

2018

RANATA MORAES LAGO[pic 2]

A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA

 PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Projeto de pesquisa apresentado a coordenação do Curso de Administração da Faculdade Vale do Itapecuru – FAI, como requisito parcial para obtenção do título do bacharelado em Administração.

CAXIAS-MA

2018

[pic 3]

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA        4

2. PROBLEMA        7

3. HIPÓTESES.        7

4. OBJETIVOS        7

4.1 Objetivo Geral        7

4.2 Objetivos Específicos        7

5 - REFERENCIAL TEÓRICO        8

6 - METODOLOGIA        11

7. CRONOGRAMA        13

REFERÊNCIAS        14

1. JUSTIFICATIVA

Apresentar as características de algum produto, com o intuito de vender da melhor forma o mesmo, mostrar a veracidade do produto ao cliente e se dessa maneira o cliente adquire o mesmo e se fica satisfeito. Uma boa publicidade faz com que o produto adquira valor e isso é feito de várias formas até chegar ao consumidor final que é o cliente. A publicidade é uma da principal base usada para o sucesso da empresa.

O meio de comunicação vem crescendo a cada dia, e é através desse crescimento que eles procuram ferramentas especificas para a aproximação do público-alvo, procuram sempre pela escolha mais adequada para poder atingir o resultado pretendido. Segundo Santa’ Anna (1995), a comunicação é um templo que envolve vários meios para poder passar a mensagem. É através da comunicação que o ser o humano se expressa e expõe suas opiniões. A comunicação é feita por meio de canais de comunicação como a TV, o rádio e os dos maiores dele que é a internet.

Para Borges (2004), o personagem é um habitante da linguagem, ou seja, formada por palavras escritas ou faladas e por imagens. O personagem é uma das principais ferramentas para a garantia de passar a mensagem esperada. A publicidade e propaganda sempre foi um meio de comunicação que tem mais eficácia em transmitir uma informação com a intenção de atingir o público-alvo, as mensagens são transmitidas através de meios de comunicação como tv, rádios e revistas.

A publicidade e propaganda tem o mesmo objetivo, oferecer informações dos produtos e serviços tem a finalidade de interesse comercial. Faleira (2011) afirma que a propaganda se torna parte fundamental para a empresa, privada ou publica que tenha como objetivo apresentar produtos, projetos e serviços, sendo capaz de mudar comportamentos humanos, sociais e culturais do seu público. Diante disso a publicidade e propaganda segmenta o mercado de cada empresa a fim de ter uma melhor comunicação com cada um deles, selecionar bons atores faz com que enalteça o diferencial que a organização tem a oferecer com seus atos publicitários, pois é através deles que a marca terá vida e o produto também.

As empresas utilizam várias ferramentas para a valorização de sua publicidade e propaganda, em relação ao uso de personagens é comum ter a imagem da mulher vinculada. Segundo Lapa (2013) as mulheres são alvo de estereotipo em campanhas de publicidade e propagandas. Já Ribeiro (2013) afirma a mulher tem algumas características como ser sensível, prendada e submissa, são alguma das características que foram vinculadas ao sexo feminino, que as carrega até hoje.

Com tudo isso em torno da figura da mulher está sempre associada a um sexo frágil a uma imagem de delicadeza. Depois da luta nos anos 60 pela igualdade a mulher vem desconstruindo essa imagem e fazendo valer a ideia de novos atributos. Na publicidade é bem mais comum personagens de pele claras e sempre mais raros personagens de pele escura, a sociedade ainda é presa por um só padrão de beleza, diante disso acontece estimulação de estereotipo com pessoas negras.        

A publicidade é um dos meios usado parar se fazer propaganda, é uma ferramenta usada para fazer difusão pública de empresas, produtos ou serviços, é a forma de divulgar de lançar um produto no mercado. A publicidade usa vários meios para ter o resultado esperado em uma publicação de produto, os publicitários usam de suas ideias para exaltar o produto, eles têm como objetivo mexer com o imaginário de quem está observando. A publicidade tem o poder de despertar diversas emoções e sentimentos com o fim de levar a satisfação de seus desejos, interesses e necessidades.

Na publicidade é comum se fazer presente a figura de pessoas, em especial o sexo feminino, a figura da mulher é frequente em uma ação publicitária como por exemplo em comerciais de cervejas, em comerciais de produtos de beleza e de higiene como shampoos, creme dental entres outros, o papel da mulher em ato público é visto como uma figura que gera mais atenção do público-alvo.

O tema retrata como a publicidade é uma forma que tem uma forte intenção de chamar a atenção para o produto, o tema procura relatar como a publicidade usa a representatividade da mulher negra, se é bem representada a figura da mesma. O tema retrata uma realidade que é vivida há muito tempo, sabe-se que a mulher negra sofre uma forte represália sobre sua posição de mulher e ainda mais de mulher negra, traz consigo uma minoria no que diz respeito a conquista por um espaço em uma sociedade que infelizmente ainda é muito machista e racista. A luta da mulher para garantir seu espaço na sociedade é constante e se torna ainda maior se ela for negra.

Os profissionais da comunicação devem se atentar que a imagem da mulher negra é importante na publicidade, pois em um pais que vivemos onde a maioria da sociedade é negra cabe a esses profissionais tem um olhar significativo a essas mulheres que compõe parte da sociedade, fazer inclusão nas publicidades. A imagem da mulher sempre foi vista como um sexo frágil, que foram criadas para casar e cuidar da casa e do marido.

Hoje em dia é possível ver que as mulheres já conquistaram grandes cargos nas organizações, cargos esses que geralmente é ocupado por homens, mulheres negras também têm feito parte desses cargos, porém ainda sendo uma minoria, na publicidade é possível ver que a mulher negra é estereotipada quando é escolhida, é comum perceber que sempre procuram por negras de peles mais clara. É possível observar que a imagem da mulher negra na publicidade geralmente é vinculada a área de serviços domésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com