TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioestatistica

Por:   •  8/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

1 Quem foi Sigmund Freud? Explique o processo de "descoberta" da Psicanálise. (situe no tempo e no espaço).

R = Sigmund Freud  era médico neurologista e foi o fundador da teoria psicanalítica. Para Freud, o inconsciente é a fonte de energias, desejos reprimidos e depósito de velhas lembranças. A descoberta da psicanálise  tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes.

2 Explique o que é Histeria e qual o seu papel na história da Psicanálise.

R= A Histeria, como o próprio inconsciente, tem um jeito todo seu de guardar segredos. A Psicanálise de certa forma surgiu como uma consequência lógica de perguntas sobre sexo, conflito e poder que a Histeria apresenta ao longo dos séculos, e ela tem uma maneira própria de colocá-las em prosa, em histórias próprias. Na Europa do século XIX a Histeria viria a ser a doença do momento, coincidindo com as profundas mudanças que afetaram a estrutura familiar sob a pressão da industrialização, quando os papéis de homens e mulheres se polarizaram como nunca.

3 Descreva o processo de associação livre.

R= psicanálise é o inconsciente e a maneira de análise é realizada por meio da associação livre. Ele realizou muitas descobertas de sua teoria fazendo auto-análise, ele também analisou rigorosamente seus sonhos e os de seus pacientes

4 O que é ID na teoria freudiana?

R= É onde estão o nosso desejo libidinal, energias psíquicas e pulsões com o intuito de se obter prazer.

5 O que a Psicanálise chama de Superego?

R= É o elemento representante das regras morais que nos impedem a realizar desejos, que nos geram proibições e limites por meio de autoridade.

6 Qual o papel do Ego na teoria freudiana?

R= É resultante da tentativa de estabelecer equilíbrio entre os desejos libidinais do id e as exigências da realidade e ordens morais do super-ego, o que queremos é viver o id (os desejos) todo o tempo, mas há o super-ego para nos proibir.

7 O que são fenômenos mentais inconscientes?

R= A percepção que temos do mundo é consciência; as lembranças, inclusive a dos sonhos e devaneios são consciência. A memória é consciência e só há memória de fatos mentais conscientes

8 Quais as características da pessoa no período Edipiano?

R= No começo do período edipiano a criança menino ou menina, habitualmente mantêm com a mãe sua relação de objeto mais forte. Com isto queremos dizer que os representantes psíquicos se catexizam mais firmemente que quaisquer outros, exceto os do próprio eu da criança. O primeiro passo definido para a fase edipiana é, pois, a mesma em ambos os sexos. Consiste em uma expansão ou extensão já existente com a mãe, de modo a incluir a gratificação dos desejos genitais que despertam na criança. Ao mesmo tempo, desenvolve-se o desejo de possuir com exclusividade seu amor e admiração, o que, presumivelmente se relaciona ao desejo de ser grande e “ser papai”, fazer o que “papai faz com a mamãe”. Aquilo que “papai faz”, a criança dessa idade não pode compreender claramente. Entretanto, por suas próprias reações físicas, sejam quais forem às possibilidades que possa ter tido de observar os pais, deve relacionar esses desejos com as sensações excitantes em seus genitais e, no caso de um menino, com a sensação e o fenômeno de ereção.

9 Em que consiste as fases Oral, anal e fálica na teoria freudiana?

R= Primeira etapa - oral de sucção (precede à dentição): visa a apreensão em si (introjeção) do mundo (seio, mãe, etc). Criança ainda vive seu mundo interno de fantasias como realidade (narcisismo); Realidade externa é apreendida de forma parcial e fragmentada; Fixação nesta etapa caracterizará um quadro clínico denominado esquizofrenia.

Fase Anal: Idade: 2 a 4 anos, auto-descoberta; nova fonte de prazer; etapas anais domínio dos processos expulsivos(Controle dos esfíncteres anais e bexiga); etapa retentiva, a qual propiciará a base para os mecanismos ligados ao controle; consequência de uma fase anal mal sucedida, arma destrutiva, neurose obsessiva . Caso os produtos sejam projetados numa estrutura paranóica, esses serão controlados e retidos na estrutura obsessiva.

Fase Fálica: Por volta dos três anos de idade, a libido inicia nova organização, descoberta dos genitais, descoberta das diferenças  anatômicas, Prazer da manipulação dos genitais, reações diversas dos pais frente a meninos e meninas e Fixação na fase fálica.

10 O que são mecanismos de defesa na Psicanálise. Exemplifique quatro deles e explique-os.

R= uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais inconscientes; uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana; um método de análise dos motivos do comportamento;  uma doutrina filosófica e um método terapêutico de doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica.

11 Explique a dinâmica da segunda teoria sobre o aparelho psíquico.

R= O id é o que está anterior ao inconsciente, seria a parte mais primitiva, o id age conforme as manifestações do princípio de prazer, ou seja, sua função é a obtenção de satisfação a qualquer preço, sem noção alguma de juízo, valor, moralidade, bem ou mal. O ego faz o papel de mediador entre as exigências do id e do mundo externo, age conforme o princípio de realidade empenha-se em reduzir a tensão do id até encontrar o objeto para satisfazê-lo. O superego é a moralidade, as regras, sua função é inibir a satisfação do id.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com