TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discursiva Probabilidade e Estatística

Por:   •  18/11/2018  •  Dissertação  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 3

Diferença entre Tendência Central e Dispersão

Dentro do estudo de Probabilidade e Estatística existem vários campos a serem abordados, entre eles cito dois de grande importância: as medidas de Tendência Central e Dispersão, que são usadas em diversas áreas em nosso cotidiano, nesse texto redijo sobre a diferença entre elas.

  Medidas de tendência central: refere – se ao centro de um determinado conjunto de dados localizando assim o centro de distribuição de valores. A média, moda e mediana são os cálculos mais utilizados nessa medida.

  Moda: nesse tipo de cálculo determinamos qual ou quais valores se repetem, ou seja o valor modal e classificamos o conjunto de dados como: Ex:{2418399} apenas o número 9 se repete portanto o conjunto é unimodal, se tiver dois modos, Ex:{24418399} números 4 e 9 se repetem portanto bimodal e mais de dois modos Ex:{244188399} números 4, 8 e 9 se repetem portanto multimodal.

  Média: a média é dada pela a soma de todos os dados de um determinado conjunto, depois é feita a divisão desse valor pela quantidade de dados presente no conjunto. Ex: {4256783} a média aritmética desse conjunto é 5.

  Mediana: é a determinação do ponto de dados que fica localizado exatamente no centro de um determinado conjunto. Para calcular precisamos ordenar os dados em ordem crescente, em conjuntos em que a quantidade de dados presentes é igual a um número ímpar, Ex: {12345} a mediana é o valor exatamente no centro ou seja o número 3. Já em conjuntos em que a quantidade de dados presentes é igual a um número par, Ex:{123456} temos que calcular a média dos dois dados centrais no caso, (3+4)/2= 3,5 a mediana desse conjunto é 3,5.

  Medidas de tendência Dispersão: analisa e descreve o comportamento de um determinado conjunto de dados e calcula a quantidade de disseminação ou dispersão dos dados do centro desse conjunto. A variância e o desvio padrão são os cálculos mais comuns utilizados nessa medida.

  Variância: refere – se à distância em que cada valor do conjunto está do valor central, quanto maior for a variância, mais distantes estão os valores do centro do conjunto e quanto menor for a variância, mais próximos eles estão. Supondo que queremos calcular a variância para uma média de dados obtidos mensalmente. Ex:

var = Var = (jan. – média aritmética) ² + (fev. – média aritmética) ² + ...+ (dez – média aritmética )² / quantidade de meses. 

Desvio Padrão: é o cálculo que se refere ao nível de disseminação de um determinado conjunto de dados, indicando assim o quanto um conjunto é análogo, quanto mais o resultado do desvio padrão se aproximar de 0, mais uniforme é o conjunto. Obtemos o desvio padrão tirando a raiz da variância.

Com isso podemos concluir que, primeiro com as Medidas de Tendência central conseguimos identificar o centro de distribuição de valores de um determinado conjunto, portanto seu valor médio e depois disso com a Dispersão fazemos o estudo do comportamento desse conjunto, analisando o nível de disseminação, calculando o quão distantes estão seus dados do seu termo médio e verificando se é um conjunto uniforme ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com