TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística Descritiva no campo da Administração

Artigo: A Estatística Descritiva no campo da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

estatistica

Conforme estudo realizado até o momento, a estatística embora seja recente na área da pesquisa, ela já era praticada mesmo de forma rudimentar na antiguidade.

Funcionava como base de informação para análise de bens e riquezas da população, para que os governantes cobrassem os impostos. Em guerras a estatística era importante na avaliação de quantidade de armamentos, animais e guerreiros disponíveis para a batalha, ou seja, a estatística funcionava como registro de dados para atender a necessidade dos governantes.

Conforme levantamento realizado no passo 1 da ATPS, existem métodos e procedimentos estatísticos para medir e avaliar dados, para isso as informações precisam ser coletadas e apresentada de forma organizada para a confiabilidade na hora da analise e avaliação dos resultados.

Relatório 1 – Introdução à Estatística Descritiva

A Estatística Descritiva no campo da Administração controla os fatos e fenômenos acompanhando as informações relacionadas ao negócio da empresa.Permite que o administrador encontre efetivamente alternativas viáveis para a tomada de decisões no planejamento das despesas, na análise dos custos e rentabilidade dos produtos, no plano de marketing, pesquisa de mercado. Etc.

De acordo com os autores Larson e Farber (2010) aEstatística Descritiva é a área que envolve organização, resumo e representação dos dados e suas atribuições são: A obtenção dos dados estatísticos, a organização dos dados, a redução dos dados, a representação dos dados e a obtenção de algumas informações que auxiliam a descrição do fenômeno observado, o seu objetivo é tornar os dados mais fáceis de serem entendidos descrevendo tendências, médias, variações, proporções, dispersões, índices, taxas e coeficientes.

Há diversas maneiras para organizar e descrever um conjunto de dados, algumas características mais importantes são o centro, a variabilidade (ou amplitude) e a forma.

Uma ferramenta necessária que auxilia na organização de conjunto de dados ou dados em intervalos chamados de classes é a distribuição de frequência, também serve para a construção de gráficos.

Segundo os autores a distribuição defrequência trata-se de uma tabela que mostra classes ou intervalos das entradas de dados com uma contagem do numero de entradas em cada classe. A frequência f de uma classe é o numero de entrada de dados em uma classe.

Exemplo:

A seguir tem-se o número de gols marcados por 18 times de futebol da 1° divisão durante o campeonato brasileiro de 2011, a distribuição de frequência será com seis classes.

Dados Brutos

5, 10, 4, 9, 8, 7, 12, 9, 1, 11, 6, 14, 8, 7, 3, 1, 2,16

Rol

1, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 7, 8, 8, 9, 9, 10, 11, 12, 14, 16

Se considerarmos uma distribuição de frequência na qual conta-se a frequência de cada número, tem – se:

Tabela 1 - Distribuição de frequênciade gols pelos times de futebol – Variável Discreta.

Gols Frequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com