TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geometria na Educação do Campo

Por:   •  12/11/2018  •  Artigo  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 6

GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

EIXO TEMÁTICO (EM LETRA MAIÚSCULA, FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12, CENTRALIZADO, NÃO NEGRITAR, VER LISTA DE EIXOS)

Irani Gonzaga Rios – Sigla da Instituição – email

Jocieli Moreira da Silva – Sigla da Instituição – email

Rosangela Resi da Silva – Sigla da Instituição – email

Resumo

A matemática existe desde o nascimento da humanidade, ocorrendo inicialmente nas comunidades primitivas, que começaram a utilizar o que estava ao seu redor, compreendendo ao longo do tempo, que a cada dia, a vida vai evoluindo. Sendo assim, com o passar dos tempos, o homem foi conhecendo regras e fórmulas práticas aplicadas ao seu cotidiano, se aperfeiçoando e utilizando a observação direta com o meio natural, desenvolvendo técnicas, que exigiam conhecimento de operações aritméticas e de geometria. A relação da matemática com o trabalho do campo é fundamental, pois o ensino de geometria é essencial porque compreende um campo de desenvolvimento do processo cognitivo, mesmo com algumas dificuldades, tanto para os alunos quanto para os professores ao longo do processo e a falta de recursos na escola do campo, a prática se torna ainda mais complexa. O trabalho com a geometria deve ser baseado no cotidiano do campo visando facilitar a aprendizagem e despertarnos alunos a curiosidade e o gostopela disciplina, contribuindo assim, para que eles assimilem melhor o conteúdo, abordando, promovendo uma educação ampla. O conhecimento de geometria deve ocorrer deforma significativa para que o alunovenha despertar o interesse pela mesma, de modo que, o leve a observar e compreender, e relacionara geometria com o cotidiano. A matemática é universal, e exerce um papel fundamental na vida da sociedade, haja vista que os cálculos estão presentes no cotidiano é essencial para atividade humana, fortalecendoo processo de ensino e aprendizagem, em diferentes espaços.

Palavras-chave: Matemática. Geometria. Educação no Campo.

INTRODUÇÃO:

A geometria é a ciência que estuda as formas e medidas. “É a ciência que investiga as formas e dimensões dos seres matemáticos (Ferrreira, 2010, p.377)”. Em sua origem faz menções à agrimensura e atualmente se expande para os mais diversos contextos.

Na Educação do Campo o Ensino de Geometria está aliadacom a agrimensura indo além da medição de terras passando a construir significados.Mas como a geometria vem sendo trabalhada na Educação do Campo? Como os alunos podem relacionar a geometria com suas atividades diárias?

A Matemática articulada com a Educação do Campo visaidentificar e relacionar as condições sociais e culturais, sendo assim, nesse processo de ensino e aprendizagem o educador deve ter uma formação crítica garantindo diferentes formas de apreender, problematizar, sistematizar, explicar, propor, agir e superar a realidade concreta, a partir do confronto e contraposição entre o senso comum e o conhecimento escolar científico.

Esse trabalho tem como objetivo geral estimular e desenvolver o interesse e a participação dos alunos nas atividades do conteúdo da matemática. Tendo como objetivos específicos identificar como a matemática e especialmente a geometria esta presente no cotidiano do campo; Relacionar a matemática aos saberes do povo do campo, destacando a utilização da geometria em atividades do cotidiano.

A agricultura se faz presente em todo contexto da humanidade, através doplantio de grãos, agregar a matemática nas atividades do campo vem ganhando cada vez mais espaço.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Entre as disciplinas da educação do campo está a matemática. Mesmo estando presente nocotidiano da sociedade, ela aindaé rejeitada pelos alunos, que a considera uma disciplina "maçante" e "decoreba", de regras e fórmulas, o seu estudo é muitas vezes considerado desinteressante. Para mudar essa visão é necessário que ela seja ensinada de modo que venha capacitar o aluno a solucionar problemas do seu cotidiano, e assim possibilite relacioná-la às atividades que desenvolve no trabalho do campo.

Enquanto atividade humana, a matemática é uma forma particular de organizarmos os objetos e eventos do mundo. Podemos estabelecer relações entre os objetos de nosso conhecimento, medi-los, contá-los, somá-los, dividi-los etc. e verificar os resultados das diferentes formas de organização que escolhemos para nossas atividades. (CARRAHER, 1989, p.13).

A educação matemática deve priorizar os saberes, a cultura e o modo de vida do povo do campo, usando um ambiente que permita ao aluno abstrair conhecimento a partir de uma situação é uma ferramenta valiosa, que pode proporcionar um maior sentido ao conteúdo.

A geometria surgiu no Egito provavelmente da necessidade de se medir áreas de terra depois das inundações do rio Nilo, assim considerada a medida da terra, geo.(terra), metria (medida) e está presente em tudo. A geometria existe por toda parte, basta observar as formas regulares e perfeitas que muitos corpos apresentam. As flores, as folhas e incontáveis animais [...] A abelha constrói seus alvéolos com forma de prismas hexagonais e adota essa forma geométrica, segundo penso, para obter a sua casa com a maior economia possível de material. (TAHAN, Malba, 1998, p. 39, 40).

A geometria sem duvida está presente em nosso cotidiano e podemos trabalhá-la de diversas maneiras por caminhos diferentes, tanto a geometria plana como a espacial, porém que nós leve a um resultado correto (CARRAHER, 1989 p. 13) usando métodos de indução, regressão, e outros.

Para que ocorra um conhecimento de geometria de forma significativa é preciso que o aprendiz sinta o interesse pela mesma, de modo que, levando o aluno a observar e se possível, tocar o objeto em estudo faça com que ele relacione com o seu cotidiano e compreenda-o, enxergue assim a geometria que está presente em sua fórmula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (538 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com